A iniciativa é uma parceria entre a municipalidade e a 3S Projetos, com apoio do Programa de Ação Cultural – Proac, do Governo do Estado de São Paulo.
Os interessados devem se inscrever no Museu Municipal 'Padre Lima'. “...Para se inscrever basta procurar o Museu Padre Lima, que fica na Praça da Bandeira, centro de Itatiba”, comenta o Secretário de Cultura e Turismo, Profº. Luis Soares de Camargo.
Oficina de mágica
Para a oficina de mágica serão abertas 60 vagas divididas em quatro turmas. As aulas serão realizadas no Parque Luís Latorre, duas turmas no dia 12 de junho e duas no dia 19, das 8h às 10h, com turmas de 15 alunos cada. É voltada para maiores de 12 anos.
A oficina será conduzida pelos mágicos Alejandro Muniz e Mauro Morenno. Segundo eles, jovens e adultos terão a possibilidade de entrar no mundo da mágica durante um encontro bastante interativo e divertido. A mágica acontecerá por meio da aproximação das pessoas com a arte da magia e do ilusionismo, aprendendo técnicas, segredos, efeitos, sutilezas psicológicas, teoria e história da mágica.
A oficina visa trabalhar mais do que simples truques, transmitindo também um misto de conhecimentos e informações que poderão ter diferentes aplicações para cada indivíduo, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional. São encontros onde serão transmitidos conhecimentos inerentes à atividade do mágico, de modo a instrumentalizar os participantes para que dêem seus primeiros passos nesta área tão rica e cheia de possibilidades.
Vale destacar a serventia que estas oficinas têm para artistas de outras áreas: como atores, palhaços, mímicos, clowns etc., que poderão incrementar e enriquecer seu trabalho. Todos aqueles que querem comunicar algo de maneira mais eficiente e interessante: professores, arte-educadores, monitores, oradores, palestrantes etc.
À Toda Mágica
Nos dois dias de atividades, após a realização das oficinas, acontecerá um espetáculo gratuito e aberto para o público em geral, intitulado de 'À Toda Mágica'. O espetáculo dos mágicos será das 10h20 e às 11h.
'À Toda Mágica' é um show para todas as idades que leva a plateia numa incrível viagem pelas modalidades da mágica, proporcionando diferentes experiências e emoções, tendo sempre o mistério, o assombro e o encanto como fio condutor. Em aproximadamente 1 hora, os artistas Alejandro Muniz e Mauro Morenno, mágicos com mais de 25 anos de experiência e premiados nacionalmente, exploram todo o potencial desta arte milenar.
Artes
As oficinas de artes são patrocinadas pela 3M e serão realizadas por meio projeto 'Nossa Arte' com módulos nos temas mosaico, arte naif e arte francesa. Ao todo serão abertas 20 vagas. Os alunos inscritos participarão das três modalidades artísticas, cada módulo terá 5 aulas. Os inscritos receberão gratuitamente na primeira aula de cada módulo um kit com todo o material que usarão em sala de aula. Os encontros acontecerão no Conservatório Municipal 'Alba Panzarin Degani', sempre às quartas-feiras, das 8h às 12h. A primeira aula está marcada para o dia 1º de junho. As oficinas são voltadas para o público adulto.
Programação de cada módulo:
1º módulo: Arte Mosaico (5 encontros)
Mosaico é um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais como (plástico, areia, papel ou conchas), formando determinado mosaico. O objetivo do desenho é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes. A técnica da arte consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito moldados com tagliolo e martellina, pedras semipreciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície.
2° módulo: Arte Naïf (5 encontros)
Arte Naïf ou arte primitiva moderna é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação acadêmica (o que não implica que a qualidade das suas obras seja inferior). Caracteriza-se, em termos gerais, pela simplicidade e pela falta de alguns elementos ou qualidades presentes na arte produzida por artistas com formação acadêmica nessa área. As principais características da Arte Naïf, na pintura, por exemplo, são: a forma desajeitada como se relacionam determinadas qualidades formais; dificuldades no desenho e no uso da perspectiva que resultam numa beleza desequilibrada, uso frequente de padrões e uso de cores primárias, sem grandes nuances; simplicidade no lugar da subtileza etc.
3° módulo: Arte Francesa (5 encontros)
Arte francesa é a sobreposição de gravuras de papel que dão um efeito e profundidade e movimento a uma imagem plana. As origens da arte francesa são incertas. Sabe-se que no séc. XVII começaram a chegar na Europa móveis laqueados oriundos da China. E de lá vem a origem da palavra 'decoupage' que significa recortar. Inicialmente as imagens eram planas, mas acredita-se que artistas inovadores deram volume utilizando pedaços de cortiça. Em outros países é conhecido como arte tridimensional, no entanto dependendo do país que a arte é praticada recebe um nome distinto:
Holanda: Arte Holandesa,
Inglaterra: Arte tridimensional,
Espanha: Arte Francesa
No Brasil ela já chegou aprimorada e foi aperfeiçoada de acordo com os materiais disponíveis no país e características de trabalho de cada artesão. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Confira programação de shows - Re Virada Cultural Itatiba 2016
Veja Mais noticias sobre Cultura