Havendo vagas disponíveis, o curso também será oferecido para os alunos da rede particular. “Temos incentivado nossos alunos, por meio dos professores, a participarem das mais diversas Olimpíadas e os resultados são melhores a cada ano. Em 2015, tivemos 25 alunos premiados na OBA ... A OBA traz estímulo e aprendizado para os alunos, pois é numa área que desperta curiosidade e encantamento...”, destacou a Secretária da Educação, Profª. Dra. Fatima Polesi Lukjanenko.
Curso
O curso é totalmente gratuito e acontecerá no Planetário Municipal 'Prof. Benedito Rela', todas as terças-feiras, durante os meses de março a maio, com as seguintes opções de horários e turmas: terças-feiras/manhã: das 9h às 11h para alunos do 3º ao 5º ano e as terças-feiras/tarde: das 14h às 16h para alunos do 6º ao 9º ano. Ao todo, serão 7 dias de curso.
As aulas começam no próximo dia 15 de março e as inscrições devem ser feitas pelos próprios alunos e/ou seus familiares entre os dias 26 de fevereiro e 15 de março na recepção da Estação Ciências 'Profª. Neide T. C. Pereira', que fica no Parque Ferraz Costa. As vagas são limitadas a 40 alunos por turma e será respeitada a ordem de chegada das inscrições. Mais informações pelos telefones (11)3183-0009 ou 3183-0010. “Dentro das escolas, em contato com os professores, incentivamos os alunos, principalmente àqueles que gostam de Ciências, a participarem do curso e da Olimpíada. Pedimos aos pais, irmãos mais velhos e familiares que façam o mesmo. Se seu filho tem afinidade com esta área, incentive-o a aproveitar esta oportunidade”, destaca Luciana Bortoletto, Diretora de programas e eventos educacionais da Secretaria da Educação e Formadora de Ciências.
OBA
A XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e abertas à participação de escolas públicas e privadas, urbanas ou rurais de ensino fundamental ou médio e ocorrem dentro da própria escola, em uma única fase. Em 2016, está marcada para 13 de maio. No caso da OBA, será aplicada uma prova e a MOBFOG consiste no lançamento de foguetes de quatro tipos diferentes, conforme o nível do aluno. As escolas têm até dia 13 de março para se cadastrarem. “A participação dos alunos é voluntária, mas deve ser estimulada, pois em geral os alunos (e também os professores e diretores) acham que não sabem o bastante sobre Astronomia ou Astronáutica para participarem. Isto é um engano, pois a OBA pretende muito mais ensinar do que avaliar o que o aluno já sabe sobre estas ciências. A Secretaria da Educação incentiva a participação de todas as escolas e conta com a colaboração dos professores, em especial de Ciências, Geografia e Matemática, para auxiliar os alunos nas etapas de estudo”, disse Luciana.
Todas as informações e etapas da participação na OBA e MOBFOG estão disponíveis no site http://www.oba.org.br/.
Em 2015, vinte e cinco alunos de oito Emebs (Escolas Municipais de Ensino Básico) itatibenses foram medalhistas da XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os estudantes itatibenses conseguiram 1 medalha de ouro, 12 de prata e 12 de bronze. Mais 30 alunos de outras escolas também foram medalhistas, totalizando 55 estudantes premiados.
Visitas Planetário
A partir deste mês de março também estará aberta a temporada de visitas dos alunos dos 6ºs anos das Emebs às sessões do Planetário Municipal 'Prof. Benedito Rela' como atividade complementar das aulas de Ciências. Estima-se que mais de 600 alunos visitem o Planetário neste primeiro semestre. “Astronomia é um conteúdo presente no currículo municipal de Ciências e Geografia dos 6º anos e trata-se de um tema muito instigante para os alunos, visto que aguça a curiosidade, não somente a respeito dos astros e estrelas, como também sobre a Ciência e Tecnologia, conteúdos imprescindíveis em um mundo de rápidas mudanças científicas e tecnológicas”, acrescenta Luciana.
Além de contribuir para o desenvolvimento dos conteúdos e habilidades voltadas a Astronomia, as visitas ao Planetário também colaborarão para a participação dos alunos na OBA.
Aos domingos no Planetário acontecem as sessões públicas. A primeira é às 16h com a ‘A Dança dos Planetas’, que proporciona aos observadores a projeção de uma vista panorâmica do Sistema Solar. A segunda sessão pública acontece às 17h30 com a ‘Viagem Cósmica’, na qual os observadores realizam uma viagem partindo da Terra, passando pelo Sistema Solar, e visitando as nebulosas da nossa galáxia. Em ambas as sessões também é proporcionada aos expectadores a visão do céu noturno, com a exploração das constelações e demais corpos celestes. Cada apresentação dura aproximadamente 45 minutos. Para participar, não há necessidade de fazer agendamento prévio. No entanto, é recomendável chegar ao Planetário com antecedência mínima de 20 minutos. As sessões públicas não acontecem nos feriados de Carnaval, Páscoa, Natal, Ano Novo e em domingos de eleições. O número máximo de participantes é de 65 pessoas e a idade mínima permitida é 5 anos. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Workshop do programa "Famílias que Cuidam" no Mercadão Municipal
Veja Mais noticias sobre Educação