Os cerca de 100 alunos de Tai Chi Chuan, curso oferecido pela cidade de Itatiba ao Grupo da Terceira Idade do Fundo Social de Solidariedade no Centro de Convivência 'Ângela Lygia Parodi Scavone', estão aprendendo novas técnicas nas últimas aulas
O professor Marcelo Martinelli está ensinando ao Grupo a manipulação do leque, durante os movimentos de Tai Chi. “Os leques foram muito utilizados como instrumentos de ataque e defesa por praticantes de artes marciais da China, do Japão e da Coréia, pois eram feitos de aço. Nas nossas aulas incorporamos o uso do leque com o objetivo de melhorar ainda mais a coordenação motora e a concentração dos alunos, além de ajuda-los a conhecer esta tradição”, conta o professor.
Nas aulas de Tai Chi Chuan a pessoa é ensinada a ter consciência do seu próprio equilíbrio e o que o afeta, e a apreciar os valores práticos da sua habilidade de moderar os extremos do comportamento e atitude em nível mental e físico. “...Isso é possível graças a parceria com a Universidade São Francisco, que autorizou o professor Marcelo a nos ajudar”, comenta a Primeira-dama e Presidente do FSS, Profª Cássia Helena Benaglia Fattori.
Benefícios
Além dos benefícios gerais para a saúde e controle do estresse, a prática ajuda a manutenção da postura, equilíbrio e respiração. Além disso, o Tai Chi é uma atividade física que não exclui nenhum biotipo, por isso é ideal para os idosos. A artesã, Neuza Gava, 70, pratica Tai Chi há quatro anos e, graças a atividade, sentiu mudanças não só no corpo, mas também na mente. “Faz muito bem à saúde mesmo. Notei muita melhora em dores corporais que eu tinha, além, é claro, de ajudar muito a manter nossa mente saudável”, conta.
O aposentado Celso Chiamarelli, 67, está há menos de um ano em Itatiba, e no início de 2011 começou a fazer aulas de Tai Chi Chuan. Para ele, a arte marcial trouxe mais firmeza e postura corporal. “Adoro as aulas, ajudam muito na nossa firmeza, postura e respiração. A Prefeitura está de parabéns por nos oferecer um benefício como este, ainda mais gratuitamente”, completou.
Mais informações sobre as aulas de Tai Chi Chuan e outros cursos oferecidos gratuitamente para a Terceira Idade pelo telefone (11) 4594-1677, no Centro de Convivência "Ângela Lygia Parodi Scavone", no Jardim Vitória. (Fonte: ACPMI)
As
opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade
pessoal do autor e não representam necessariamente a posição
do NJNews ou de seus colaboradores diretos.
Veja Mais noticias sobre Estilo de Vida