O Decreto 61.520 foi publicado no Diário Oficial do Estado do 30 de setembro e fixa as datas para o recolhimento do imposto e o percentual de 3% de desconto para o pagamento em cota única.
Em Itatiba, os contribuintes que tiverem dúvidas sobre o Imposto podem procurar a UAP ((Unidade de Atendimento ao Público), que fica localizada em prédio anexo ao Centro Administrativo 'Prefeito Ettore Consoline', e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, sem intervalo. O telefone para informações é 3183-0630 (ramais 1652 e 1653).
A UAP está apta a dar orientações sobre o IPVA, como formas de pagamento, datas limites, restituição em caso de furto ou roubo entre outras. Na Unidade também é possível imprimir o boleto de cobrança e, em casos específicos, protocolar solicitações de isenção, imunidade e dispensa de pagamento de IPVA.
IPVA 2016
Os contribuintes podem pagar o imposto em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março), de acordo com o final da placa do veículo. Também é possível quitar o imposto no mês de fevereiro, sem o desconto.
O prêmio do seguro obrigatório DPVAT deve ser recolhido de forma integral junto com a primeira parcela do IPVA ou com a cota única. No caso de parcelamento do prêmio em três vezes, o que somente é permitido para motos e similares, vans, ônibus e micro-ônibus, as parcelas do prêmio devem ser recolhidas de acordo com o calendário de vencimento do IPVA.
Para efetuar o pagamento do IPVA 2016, basta contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e efetuar o recolhimento no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.
O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. Permanecendo a inadimplência, o débito será inscrito e, como consequência, a multa passará a 100% do valor do imposto, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. Estando o débito de IPVA inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.
Após o prazo para licenciamento, conforme calendário do Detran, a inadimplência do IPVA impedirá de fazê-lo. Como consequência, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O valor arrecadado com o IPVA, depois deduzida a parcela para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o saldo é repartido 50% para o Estado e 50% para o município de domicílio ou residência do proprietário. A parcela correspondente à quota-parte estadual irá integrar o orçamento anual e será destinada às diversas áreas de atuação do Estado, tais como, saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.
Os proprietários devem respeitar o calendário de vencimento do IPVA 2016 por final de placa (tabelas abaixo).(Fonte: ACPMI)
Calendário de vencimento do IPVA 2016:
Leia também:
7 coisas sobre dinheiro que podem te ajudar na vida (e muito)
Veja Mais noticias sobre Dicas