A partir de 2016, Itatiba contará com a sua primeira faculdade pública que irá oferecer 40 vagas no período noturno para o curso de Gestão da Produção Industrial.
Na última sexta-feira, dia 2 de outubro, em coletiva à imprensa, o Prefeito João Fattori recebeu o professor Luiz Antonio Daniel, profissional designado pelo Governo do Estado para acompanhar a implantação da Fatec Itatibense. Acompanhado de todo o seu Secretariado, de representantes do Conselho Municipal de Educação e de escolas de ensino médio e da Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Cássia Helena Benaglia Fattori, o Prefeito abriu a reunião falando sobre a satisfação de poder, com a ajuda do governador, de honrar um compromisso assumido... “Posso afirmar com absoluta certeza que a Fatec é um divisor de águas na história do desenvolvimento de Itatiba. Agora, nossa torcida é para que a maioria das vagas seja preenchida por itatibenses”, afirmou o Prefeito.
Daniel, que é professor aposentado pela Unicamp e também diretor da Fatec de Indaiatuba, falou sobre seu entusiasmo e motivação para desenvolver o trabalho em Itatiba. “A sorte só acontece quando estamos preparados para a oportunidade. E tenho certeza que Itatiba se preparou para esta oportunidade. De oito Fatecs que estavam programadas para iniciarem no próximo ano, apenas uma foi autorizada: a de Itatiba...”, destacou Daniel.
Para o professor Daniel, a única maneira de reformar o mundo é a Educação. “Nós, profissionais da Educação, acreditamos nisso. O ensino tecnológico surgiu na Alemanha, um dos países mais educados do mundo. O tecnólogo é preparado com foco para a área técnica e hoje as empresas estão em busca deste tipo de profissional. Estou há 40 anos trabalhando com o Ensino Superior e posso dizer com convicção que o perfil do aluno da Fatec é diferente. Nossos alunos sabem o que querem”, completou.
Sobre o curso
O curso tecnológico de Gestão da Produção Industrial forma o profissional que faz identificação e estudo de oportunidades de negócios na área industrial, coordenação de equipes de produção, diagnóstico e otimização de fluxos de materiais. Atua nas áreas administrativa, financeira, de criação, logística e, em especial, na produção calçadista. Exerce a racionalização e o uso da tecnologia da simulação de atividades no aumento da produtividade, na identificação e na redução dos custos industriais, em projetos de ampliação e estruturação da capacidade produtiva, na distribuição e movimentação do produto final. No Estado de São Paulo, além de Itatiba mais 8 Fatecs disponibilizam esse curso.
“O aluno que fizer o curso de Gestão irá se tornar um profissional que atuará no mercado para dar solução à indústria em meio a crise e vai aprender a fazer isso com grandes executivos e empresários que fazem parte do quadro acadêmico da Fatec”, acrescentou Daniel.
Prédio será reformado
A Fatec Itatiba funcionará no prédio da Emeb 'Profª. Isolina Pereira de Rosa', no Jardim Salessi, que abriga atualmente alunos da Emeb ‘Ângela Lygia Parodi Scavone', do NR 'Abramo Delforno', que está em reforma. “No ano que vem, a escola 'Isolina' funcionará como Fatec e os alunos da 'Ângela Lygia' voltam para o seu prédio reformado e com toda a estrutura adequada para atendê-los com segurança e qualidade”, explicou o Prefeito.
As obras de adaptação consistem em melhorias elétricas e de telefonia nas seis salas de aula existentes no prédio da Emeb 'Isolina'. Também será construída uma parte anexa ao prédio que abrigará banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, um Laboratório de Informática e uma Biblioteca. A parte térrea do prédio será transformada em um Laboratório de Ambiente de Projetos. Além disso, a escola receberá pintura geral e contará com a instalação de câmeras de segurança. "O valor da reforma é de cerca de R$ 1.900.000,00," segundo a Prefeitura de Itatiba.
Curso preparatório no Centro de Capacitação Solidária
Visando a preparação dos estudantes Itatibenses e assim como faz para outros vestibulares, como o Enem, o Centro de Capacitação Solidária está com inscrições abertas para um curso preparatório para o vestibular da Fatec. Os interessados devem estar cursando o 3º ano do ensino médio, ou já ter concluído, na rede pública de ensino. Para fazer a inscrição, os interessados devem procurar a unidade central do Centro de Capacitação Solidária do Fundo Social de Solidariedade (Paço Municipal 'Roberto Arantes Lanhoso' - Praça XV de Novembro, nº1 – Tel: (11) 4534-3310) munidos de um comprovante escolar.
A Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª Cássia contou durante a coletiva que para realizar o cursinho preparatório está contando com a colaboração das escolas particulares de ensino médio de Itatiba.
Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em mais 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 73 mil.
Fatecs
Atualmente estão em funcionamento 65 Fatecs distribuídas no Estado, com a implantação da Fatec Itatiba no 1º semestre de 2016, serão 66 unidades.
A região Administrativa de Campinas onde está localizado o município de Itatiba, conta com 9 Fatecs e 32 Etecs, que atendem mais de 45 mil alunos.
Empregabilidade:
- 91% dos egressos nas Fatecs estão empregados até 1 ano depois de formados, ou seja, 9 em cada 10.
- 79% dos egressos nas Etecs estão empregados até 1 ano depois de formados, ou seja, 3 em cada 4.
Calendário:
- 07/10 até às 15h do dia 11/11/2015 - Inscrições do Processo Seletivo no site www.vestibularfatec.com.br - taxa de inscrição - R$ 75,00 (setenta e cinco reais)
- 01/12/2015 - Divulgação dos locais de Exame
- 06/12/2015 (domingo), às 13h – Exame – duração da prova: 5 horas
- 06/12/2015 (domingo), a partir das 18h30min - Divulgação do gabarito oficial
- 15/01/2016 - Divulgação da lista de classificação geral, da 1ª lista de convocação e do desempenho dos candidatos
- 19 e 20/01/2016 - Matrícula da 1ª lista de convocação
- 21/01/2016 - Divulgação da 2ª lista de convocação
- 22/01/2016 - Matrícula da 2ª lista de convocação
- Início das aulas: fevereiro de 2016 (data a ser divulgada)
(Fonte: ACPMI)
Leia também:
Saiba Como Fazer Inscrições na Educação Infantil para 2016
Veja Mais noticias sobre Educação