Segundo a assessoria municipal, "Dos sete atletas que competiram por Itatiba, apenas um já havia participado dos Jogos e, considerando o nervosismo, a apreensão e outras dificuldades, a superação levou a equipe a conquistar a 4ª colocação na classificação geral tanto no masculino quanto no feminino.
A conquista é resultado do trabalho iniciado há um ano no Projeto Primeiras Braçadas com as professoras Bruna Bredariol e Heloisa Pereira Pancotto, sob a orientação do professor Eduardo Perrone. O projeto conta o apoio da cidade de Itatiba por meio da Prefeitura, Placo Center e Academia Na Ativa.
Dos 11 nadadores que participam do projeto, sete competiram nos Regionais. Quatro atletas no feminino: Isamara Tertuliano, Giovana Baldin, Victória Rodrigues e Fabienne Reimers. No masculino, Itatiba foi representada por Fabio Barbieri Fonseca, Felipe Amador e Marcos Oliveira."
Feminino
"Na categoria S14, Isamara, que já foi o destaque nos anos anteriores, teve que diminuir a carga de treinamento e terminou a competição sem conquistar medalha, porém a atleta ficou na 4ª colocação nos 100m costas e 50m livre;
Na mesma categoria, Giovana fez sua estreia na natação e ficou com a 5ª colocação nos 100m costas e 50m livre. A atleta, que já participava pelo atletismo, conquistou três medalhas de prata pela categoria S8 nas provas de 50m, 100m e 200m nado livre. A mais jovem nadadora da equipe, com 15 anos, Victória conquistou duas medalhas de ouro na prova de 100m costas e 50m livre pela categoria S6. A equipe feminina fechou a competição na 4ª colocação com 57 pontos," relata a assessoria da cidade de Itatiba.
Masculino
Ainda conforme informa a Prefeitura de Itatiba, "No masculino, os três nadadores eram novatos nas competições do Regionais e superaram mais essa dificuldade. Fábio, da categoria S8, conquistou ouro nos 200m livre e índice para os Jogos Abertos e mais duas de bronze nos 100m costas e 50m livre. Felipe, da categoria S6, começou com duas de bronze nos 50m e 100m livre e fechou sua participação nos Jogos no nado peito com medalha de ouro na prova de 100m e com classificação para os Jogos Abertos. Já o maior exemplo de superação foi o atleta Marcos, que não teve adversários a sua altura e trouxe três medalhas de ouro nos 500m e 100m livre e 50m costas.
Feliz com as conquistas, o professor Eduardo Perrone falou sobre o projeto. "O Primeiras Braçadas é um projeto que nos enche de orgulho. A conquista dessas medalhas é resultado da força, da superação e da dedicação dos atletas. A maior conquista para eles é a emoção de participar dos Jogos Regionais, disputando com atletas de alto nível e voltarem vencedores”, comentou o professor. Perrone ainda lamentou a ausência de algumas atletas nos Regionais. "O Primeiras Braçadas tinha onze atletas aptos e bem preparados para disputar os Jogos, mas por problemas diversos não puderam competir. Tenho certeza que se eles tivessem participado, teríamos conquistado pontos em outras categorias e voltaríamos com o troféu de Bronze”, concluiu.
O Projeto Primeiras Braçadas segue desenvolvendo seu trabalho no segundo semestre, com vagas abertas para portadores de limitações visuais e pessoas com limitações físicas que queiram nadar e competir defendendo Itatiba. Os interessados devem procurar o professor Eduardo Perrone na Academia Na Ativa." (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Pilotos da Rock Hill Downhill sobema ao pódium na Copa Brasil
Veja Mais noticias sobre Esporte I