Segundo a assessoria municipal, "Nesta edição, os atletas voltaram para Itatiba com a medalha de prata. Desde 1999, a equipe participa dos Regionais e neste período trouxe para Itatiba nove ouros, duas pratas e uma medalha de bronze.
A participação da equipe Itatibense nos Jogos de 2015 começou com um confronto tranquilo contra Limeira que não tomou conhecimento da equipe adversária e venceu pelo placar de 28 a 15. Desde o primeiro minuto da primeira partida a equipe jogou com muita superioridade não dando chance de reação aos Limeirenses. O segundo jogo seria contra Araras, mas não foi realizado, pois a cidade havia pedido o cancelamento da inscrição da modalidade. Itatiba foi beneficiada e foi diretamente para a semifinal.
A semifinal começou com o confronto contra equipes de ponta e reforçadas por atletas que disputam as principais competições de Handebol do País. O primeiro jogo da semifinal foi contra Indaiatuba, que estava representada pela equipe de Juiz de Fora-MG, que disputa a Liga Nacional de Handebol. Os técnicos da equipe Itatibense, Ademir e Belinho, já conheciam este time, pois foi o mesmo que havia tirado Itatiba da semifinal dos Jogos Abertos de Bauru em 2014 e sabiam das dificuldades que enfrentariam. A estratégia foi anular e superar os pontos fortes da equipe e fazer uma marcação individual no principal jogador de Indaiatuba. Os atletas seguiram a risca as determinações da comissão técnica. O jogo foi disputadíssimo e vencido bravamente pelos atletas Itatibenses por um gol de diferença, no último minuto da partida. Final 19 a 18 para Itatiba e a vaga para brigar pelo ouro."
A Final
Ainda conforme informa a Prefeitura de Itatiba, "A final foi disputada contra o time da casa com o ginásio completamente lotado, e com a torcida contra. Itatiba enfrentou uma equipe contratada por São José do Rio Pardo composta por atletas de Santa Catarina, e que também disputam a Liga Nacional.
Os Itatibenses tinham foco: trazer a décima medalha de ouro nos Regionais e entraram em quadra com esta disposição. A partida foi disputada minuto a minuto, as equipes se revezavam na liderança do placar, sempre com diferenças muito pequenas. Nos últimos minutos, São José conseguiu colocar uma vantagem de quatro gols sobre Itatiba. Um pedido de tempo da comissão técnica de Itatiba fez a diferença, o time voltou para virar o placar e empatou a partida nos últimos quatro segundos, num belo gol de Neto Leoni (Roberto Leoni Neto). Final 27 a 27.
Na prorrogação, o clima do jogo foi o mesmo do tempo normal, porém a arbitragem prejudicou Itatiba ao anular um gol legítimo de Neto Leoni, em mais uma bela jogada do ataque, a bola ultrapassou a linha do gol, e o goleiro retirou rapidamente a bola. O árbitro não considerou o gol. A partida terminou em 30 a 29 para São José.
Um pouco chateado pela atuação da arbitragem, mas feliz pela determinação de sua equipe, o técnico e professor Ademir Rodrigues fez um resumo da participação nos Regionais. “A comissão técnica ficou revoltada com o resultado final, poderíamos voltar com o ouro no peito, mas o esporte tem estas variáveis. Um erro humano pode mudar toda uma estratégia e a expectativa de nossos atletas. Mas, fico feliz pelo empenho de nossos atletas, mostraram que jogam com muita raça e amor à camisa que vestem, além do mais, mostramos para nossos adversários que Itatiba é referência em Handebol e nos vencer não é para qualquer um. A medalha de prata teve o peso do ouro”, finalizou Ademir.
Na mesma linha de pensamento, o professor Renato da Silveira Belo (Belinho) falou da história do Handebol de Itatiba “Esta é a nossa décima segunda medalha. Desde 1999 estamos fazendo finais e esta medalha de prata tem um grande valor para nós da comissão técnica, para o Itatiba EC, para a Secretaria de Esportes, para a Prefeitura, para os nossos parceiros e, principalmente, para a nossa torcida que sempre nos apoia e acredita no potencial do time e dos nossos atletas”, concluiu Belinho.
Atuaram nos 59ª Jogos Regionais os atletas: Andrey Fagundes, Daniel Gava, Denis Washington, Diogo Silva, Emídio Júnior, Fabrízio Volonte, Igor Santana, Jairo Júnior, Jonathan De Lucca, Luis Picolli, Mauro Johann, Rafael Lima, Roberto Leoni Neto e Victor Campos."
Confira os títulos conquistados pela equipe de handebol masculino do Itatiba EC/PMI:
Campeão Paulista 1ª Divisão – 2000
Vice-Campeão Paulista 1ª Divisão - 2001
3º Lugar no Campeonato Brasileiro de Clubes em Belo Horizonte - 2001
Nove medalhas de Ouro nos Jogos Regionais no período de 1999 a 2010
Campeão dos Jogos Abertos de 2011
Campeão Júnior do Curitiba Cup
Campeão Júnior do BH Cup - 2001
Bi Campeão da Liga de Handebol do Estado de São Paulo - 2011 e 2013
Medalha de Bronze nos 57º Jogos Regionais de Itatiba - 2013
Medalha de Bronze da Liga Paulistana de Handebol - 2013
Medalha de Prata nos 58º Jogos Regionais de Itatiba – 2014
Medalha de Prata nos 59º Jogos Regionais de São José do Rio Pardo - 2015
(Fonte: ACPMI)
Leia também:
Saiba como Itatiba finalizou participação nos Jogos Regionais de 2015
Veja Mais noticias sobre Esporte I