Conforme informa a assessoria da Prefeitura de Itatiba, "A competição foi encerrada no último sábado, dia 11 de julho, e contou com 45 cidades participantes que disputaram 40 modalidades.
“Com esse resultado melhoramos nossa classificação e trazemos mais medalhas para Itatiba. No ano passado, ficamos na 7ª colocação e conquistamos 61 medalhas... Eles (atletas) merecem nosso apoio e nossas congratulações”, comentou o Prefeito João Fattori.
Na classificação final da 1ª Divisão, a cidade de Rio Claro foi a campeã com 313,5 pontos; seguida por Campinas, em 2º lugar, com 251 pontos; Hortolândia em 3º com 204,5 pontos; em 4º, Limeira, com 188 pontos; 5º Indaiatuba com 184 pontos; 6º Itatiba com 178,5 pontos; 7º Paulínia com 174,5 pontos; 8º Araras com 161 pontos e na 9ª posição Bragança Paulista, com 146 pontos.
A cidade de Bragança Paulista, última colocada na 1ª Divisão, caiu para a 2º Divisão dos Jogos Regionais, assim como Americana, que não participou dos Jogos Regionais deste ano.
Satisfeito com a atuação das equipes Itatibenses, o Secretário de Esportes, Professor Osmar Zanatta, citou a regularidade das modalidades Itatibenses. “Pelo sistema dos Jogos Regionais são pontuados do 1º ao 8º classificado em cada modalidade. No planejamento para os Jogos leva-se em conta a regularidade em todas estas modalidades. Historicamente, sempre trazemos medalhas com algumas equipes, porém nosso objetivo era de pontuar na maioria das competições e conseguimos alcançá-lo, pontuando em 33 modalidades. Outra questão muito importante e que nos enche de orgulho é a participação das equipes com atletas de nossas escolinhas. As equipes de Basquete e a Ginástica Artística mostraram muita garra e dedicação. Merecem nossos aplausos”, destacou Zanatta.
Nas modalidades individuais, as equipes de Atletismo e Natação, tanto nas categorias regular como na ACD – Atletas com Deficiência, conquistaram 49 medalhas e 32 pontos na classificação para Itatiba. Foi a categoria que conquistou mais medalhas para a cidade. As artes marciais, representadas pela Capoeira, Judô, Karatê e Taekwondo, também marcaram presença com pontuação e medalhas.
As modalidades coletivas marcaram história novamente nos Regionais. O Handebol masculino conquistou a quarta medalha de Prata consecutiva, perdendo o ouro por apenas um gol, na prorrogação.
O Vôlei feminino conquistou a décima medalha de ouro. No Futebol masculino, os atletas terminaram a competição invictos e em quarto lugar. Após vencer os três primeiros jogos na fase de classificação, o time Itatibense perdeu na fase de mata-mata e na disputa do bronze nas penalidades máximas.
As equipes masculina e feminina de Basquete não ganharam medalhas, mas mostraram muita determinação nos Jogos. Ambas são formadas por atletas das escolinhas da Prefeitura de Itatiba e enfrentaram equipes que vieram reforçadas por atletas que disputam os principais campeonatos do estado e, inclusive, com atletas da Seleção Brasileira Sub17. A equipe feminina decidiu o bronze e não conquistou a medalha por apenas 6 pontos. Outros destaques nos Regionais foram o Vôlei de Praia masculino com a conquista da medalha de prata e o Tênis masculino que conquistou a sua primeira medalha de bronze." (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Érika Miranda (judô) consegue primeiro ouro do Brasil em Toronto
Veja Mais noticias sobre Esporte I