O que Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, de 72 anos, ditador há 35 anos da Guiné Equatorial, o chefe de Estado há mais tempo no poder na África, e o oitavo governante mais rico do mundo, segundo a revista “Forbes”, tem a ver com o Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, campeã 12 vezes do Grupo Especial do carnaval carioca e a maior campeã da era do Sambódromo?
Confira na próxima segunda-feira (16), quando a escola entrar na avenida às 23h40 em ponto, depois da Portela e antes da União da Ilha, com o enredo “Um griô (homem sábio) conta a História: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade”. Nunca antes no carnaval do Rio uma escola recebeu tanto dinheiro de patrocínio — R$ 10 milhões, injetados por Obiang, que assistirá ao desfile no Sambódromo.
Capricho de um ditador que governa por decreto um pequeno país localizado na África Ocidental, formado por duas ilhas e um pedaço estreito de continente, e habitado por escassas 700 mil pessoas? Sim. Mas ele pode agir assim. A Guiné Equatorial é um país miserável, mas é também o terceiro maior produtor de petróleo da África. Só perde para a Nigéria e Angola. Obiang concentra em suas mãos todos os poderes e governa por decreto. Faz o que quer.
FREQUENTADOR DISCRETO DO SAMBÓDROMO
Ai de quem o desafie. Seu tio, Francisco Macías, ditador anterior a ele, desafiou Obiang que o ajudava a governar. Pois acabou deposto no segundo semestre de 1979 e fuzilado pelo sobrinho. Foi um dos golpes mais sangrentos da África. Desde então o medo se abateu sobre o país. A ponto de as pessoas fugirem se alguém lhes aponta uma inocente máquina fotográfica. Receiam estar sendo alvo da curiosidade do serviço de espionagem do governo.
Há pelo menos 10 anos que Obiang frequenta com discrição o carnaval do Rio e assiste ao desfile das escolas. Ora se hospeda em um apartamento luxuoso de Ipanema comprado à vista. Ora na suíte mais cara do Copacabana Palace. Vem sempre acompanhado de parentes — entre eles seu primogênito Teodoro Nguema Obiang Mangue, conhecido por Teodorin, um dos vice-presidentes do país. O mais forte deles, escolhido para suceder ao pai um dia.
Foi em um desses carnavais que Teodorin convenceu o ditador a pagar caro por um show particular contratado à Beija-Flor. Um grupo de músicos e de passistas se exibiu no camarote de Obiang no Sambódromo. Ali nasceu a ideia de patrocinar um desfile da escola.
No ano passado, a Beija-Flor teve prejuízo com o enredo que homenageou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Teodorin soube e ofereceu o patrocínio do seu governo.
De princípio, nada demais. O patrocínio de escolas de samba tornou-se comum. Em 1985, pela primeira vez, uma entrou na avenida com o enredo pago — Império Serrano, com “Samba, suor e cerveja”. Cervejarias meteram a mão no bolso. Em 1994, o governo do Ceará pagou o desfile da Imperatriz Leopoldinense, que cantou as belezas daquele estado. Em 2006, a estatal venezuelana de petróleo bancou o enredo da Vila Isabel. Este ano, além da Beija-Flor, Salgueiro, Unidos da Tijuca e Portela desfilarão com carnavais patrocinados.
Fundada como bloco em 1948, promovida a escola em 1953, a Beija-Flor carrega duas marcas — uma boa, a outra ruim. A ruim: exaltou as realizações da ditadura militar de 64 durante os carnavais de 1973, 1974 e 1975 (“Educação para o desenvolvimento”, “Brasil ano 2000” e “Grande decênio”). Era a época do Milagre Brasileiro, do “Ame-o ou deixe-o”. O general Garrastazu Médici presidia o país. Que colecionava casos tenebrosos de torturas e assassinatos.
A marca boa: foi na Beija-Flor que Joãosinho Trinta promoveu a maior revolução do carnaval carioca. Ele havia sido bicampeão em 1974 e 1975 com Salgueiro (“O Rei de França na Ilha da Assombração” e “O Segredo das Minas do Rei Salomão”). Em seguida foi tricampeão com a Beija-Flor (“Sonhar com Rei dá Leão”, Vovó e o Rei da Saturnália na Corte Egipciana” e “A criação do mundo na tradição nagô”).
A revolução: o desfile das escolas passou a privilegiar o luxo, a ostentação, os gigantescos carros alegóricos em detrimento do samba no pé. Os puristas subiram nas tamancas, mas de nada adiantou. Hoje, para manter aberto seu barracão durante o ano inteiro e entrar no Sambódromo com chances de vencer o desfile, uma escola gasta, por baixo, algo como R$ 5,5 milhões. Graças a Obiang, a Beija-Flor espera ir para a cabeça.
O samba dos compositores J.Velloso, Samir Trindade, Jr Beija Flor, Marquinhos Beija Flor, Gilberto Oliveira, Elson Ramires, Dílson Marimba e Silvio Romai não parece destinado a se destacar de outros sambas deste ou de anos passados. Foi pensado para em mais de uma ocasião dar espaço à virtuosidade da bateria nota 10 da escola. Em compensação... Quem teve acesso aos segredos da escola garante que ela arrancará da multidão o grito de campeã. A ver.
Carnaval patrocinado não quer dizer necessariamente carnaval chapa-branca, um tributo a quem paga as despesas. O carnavalesco dá corda à imaginação e explora o que pode render de mais atraente. Uma vez a prefeitura de Campos pagou para que a Imperatriz exaltasse suas realizações. A carnavalesca Rosa Magalhães falou dos índios Goitacazes que viveram em Campos. Teve gente na prefeitura que queria o dinheiro de volta. Depois desistiu.
Para escapar da acusação de ter feito um carnaval financiado por uma das mais cruéis ditaduras do mundo, conforme relatório de 2013 do Departamento de Estado do governo americano, o carnavalesco da Beija-Flor preferiu elogiar belezas e lendas da África. Somente em duas passagens, o samba enredo fala diretamente da Guiné. Uma quando a chama de Guiné, rima mais fácil. Outra quando se refere a ela como Guiné Equatorial.
VERSO MUDADO POR EXIGÊNCIA DO DITADOR
Versão do samba gravada em agosto do ano passado não tem referência ao nome completo do país de Obiang. Por exigência do ditador, mudou-se um verso para chamar Guiné de Guiné Equatorial. Há na África mais duas Guinés — a Bissau e a somente Guiné. As duas são vizinhas. A Guiné é vítima de um surto de ebola. Obiang não quer que a sua Guiné Equatorial seja confundida com a Guiné do ebola. Faz sentido.
Não pense que o ditador descerá do seu camarote no sambódromo para beijar o estandarte da Beija-Flor à passagem da escola. A segurança dele não permitiria. Obiang infunde pavor aos seus governados que acreditam na lenda de que ele descende de canibais. Em 2003, a rádio estatal declarou que Obiang é um deus sempre em contato com “Deus todo poderoso”. E que "pode decidir matar sem ninguém o chamar a prestar contas e sem ir para o inferno".
O medo que emana dele no seu país também o apavora lá e em qualquer parte. Obiang convive com o pesadelo de um dia ser vítima de sua própria maldade. É por isso que seus opositores estão presos ou no exílio. E que parte de sua fortuna está em outros países para se um dia ele precisar fugir. Em 2003, Obiang depositou meio bilhão de dólares em contas controladas por ele mesmo e por sua família no Banco Riggs, em Washington. Um trocado perto do que tem. (Fonte: O Globo/ RICARDO NOBLAT)
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