As duas apresentações serão às 16h. Os convites estão disponíveis gratuitamente no Museu Municipal 'Padre Lima' (Praça da Bandeira, 122, Centro, fone: (11)4524-1264), a partir desta terça-feira, dia 26 de agosto, das 9h às 18h.. Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada. O Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, que encaminhará os donativos às entidades assistenciais, solicita que seja observado o prazo de validade dos produtos doados. Solicita-se também que o público esteja atento ao horário e a classificação do espetáculo. A apresentação conta com o apoio do Proac - Programa de Ação Cultural, em parceria com a Prefeitura de Itatiba.
O universo das brincadeiras e descobertas da infância abre espaço ao imaginário do público em Álbum das Figurinhas. O espetáculo é uma coleção de movimentos, brincadeiras e danças reunidas pela Balangandança Cia. durante os últimos três anos.
De acordo com a Cia., ao invés de colar no papel, essa coleção ficou no corpo, na memória. É como se estivesse colado nas peles, cabelos, ossos, cabeça. É essa coleção que será compartilhada: trocar, colar, repetir. Nesse álbum todos são figurinhas: bailarinos/artistas e espectadores/crianças de todas as idades. Todos com suas memórias, corpos e sensibilidade.
O Buraco, Crescer, Coração e a Lua são as figurinhas prediletas. Elas desencadeiam histórias, poesias de movimento e imagens que estimulam o espectador à imaginação e à sensação e invenção do movimento. O brincar é palavra-chave. Assim, o buraco procurado pode ser do tatu, do medo, do poro da pele ou da lua. Lua onde se pode ir à velocidade da luz, ou de carro. Talvez à cavalo e encontrar São Jorge montado lá também. Daí enfrentar algum possível medo/dragão, que bem pode ser a dor ou a delícia de crescer: a pele esticando ou a pipa voando. Tudo regado com amor de um coração que pode ser de todas as cores. Um coração que bate, mas que um dia pára. Tudo faz parte.
Em cena, os bailarinos se revezam entre danças, brincadeiras e canções executadas ao vivo. As cenas são independentes, abertas à improvisação e pensadas como uma ‘coleção de figurinhas’, que são trocadas, colecionadas, coladas e repetidas – tudo em uma grande brincadeira lúdica. A dança se apresenta como uma possibilidade lúdica de troca com a plateia que se identifica, interage e pode se emocionar.
Valendo-se da simplicidade dos recursos cênicos (caixas de papelão, carrinhos de lata e papel, peles de instrumentos de percussão) e da valorização dos movimentos do corpo, o espetáculo aborda temas como o amor, o crescimento, a sensibilidade, a imaginação e as memórias da infância. Álbum das Figurinhas coleciona e faz lembrar sensações e sentimentos carregados de significados, histórias, memórias compartilhadas que, aparecendo como pessoais, podem ser gerais. Assim, quem for compartilhar desse álbum com a gente terá em mãos uma coleção especial de cenas que carregam uma poética sensível a partir da dança e estará convidado a compartilhar suas figurinhas para completarmos juntos o álbum.
O espetáculo é uma das ações que integra o projeto Álbum de Figurinhas – Danças para Colecionar, contemplado pelo XII Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança – 2012.
Sobre a Balangandança Cia.
A Balangandança Cia. desenvolve há 16 anos um trabalho pioneiro e continuado de pesquisa em dança contemporânea, especificamente voltado para o público infantil, respeitando-o como espectador criativo e participativo.
Tem como foco a pesquisa de linguagem corporal, cênica e estética articulada com a proposta educacional e didática de dança contemporânea para crianças e propõe uma concepção específica sobre o assunto: oferecer à criança a possibilidade de apreciar espetáculos de dança de qualidade, resgatando o lado lúdico, saudável e criativo do corpo, pesquisando o cotidiano lúdico infantil e investigando a relação entre composição coreográfica e improvisação.
Além disso, a Cia. sempre desenvolveu projetos compartilhando seu trabalho com o propósito de estimular a reflexão sobre o assunto e fomentar a produção artística na área. Isso acontece a partir de ações variadas como: realização de fóruns, seminários, publicações, blogs, oficinas para crianças e educadores.
Serviço:
Álbum das Figurinhas
Sábado, 30 de agosto, e domingo, 31 de agosto, às 16h
Local: Teatro Ralino Zambotto – Rua Romeu Augusto Rela , 1100 – Bairro do Engenho
Convites: Distribuídos gratuitamente no Museu Municipal 'Padre Lima' (Praça da Bandeira, 122, Centro,
fone: (11)4524-1264), de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada.
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
(Fonte: ACPMI)
Leia também:
Participe do segundo módulo de oficina gratuita de teatro
Veja Mais noticias sobre Teatro