Um estudante da rede pública municipal de Itatiba recebeu medalha de ouro das mãos da Presidente Dilma Rousseff, em cerimônia realizada no complexo cultural Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ).
Com apenas 11 anos, o aluno André Gama Tamasco (Foto), que naquele ano estudava no 6º ano da Emeb ‘Philomena Salvia Zupardo’ (NR ‘Afonso Zupardo’), levou a medalha de ouro, competindo com 18,7 milhões de estudantes de 47 mil escolas de todo o País.
O medalhista diz gostar de Matemática, mas sempre obtém notas 10 nas outras matérias também. “Eu fiquei muito feliz com o resultado, mas não esperava ganhar a medalha de ouro”, disse ele. Ele foi à cerimônia no Rio de Janeiro acompanhado da mãe Valdirene Soares da Gama, 45, e da atual diretora da escola onde estuda, Maria de Fátima Costa Magalhães. Em 2013, a diretora que acompanhou a inscrição e vitória do aluno foi Luci Mara Gotardo.
Em Itatiba, além da medalha de ouro, mais três alunos receberam medalhas de bronze: Diego Macedo Cabral, da Emeb ‘Prof. Luiz Pântano’ (Jardim Nossa Senhora das Graças); Giuliana Stori, da Emeb ‘Cel. Manoel Joaquim de Araújo Campos’ (Vila Brasileira); e Guilherme de Souza Ribeiro, da Emeb ‘Profa. Maria do Carmo Parisotto Mosca’ (NR ‘Pedro Fumache’). Nesta edição, foram entregues 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 4,6 mil de bronze, além de menções honrosas aos participantes.
Estímulo aos estudos
O objetivo da competição é estimular o estudo da ciência exata entre alunos e professores, premiando os alunos que mais se destacam ao longo das fases da olimpíada. Para estudantes medalhistas do ensino fundamental e médio, a Obmep oferece bolsas do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC Jr.) e do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), para medalhistas que estejam se graduando.
A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) – organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a promoção conjunta do MCTI e do Ministério da Educação (MEC). (Fonte: ACPMI)
Foto:
André Gama Tamasco, da Emeb ‘Philomena Salvia Zupardo’, foi um dos 500 alunos a ganhar medalha de ouro, competindo com 18,7 milhões de estudantes de 47 mil escolas de todo o País
Leia também:
Projetos desenvolvidos em escola do Itatiba Park ganham projeção mundial
Veja Mais noticias sobre Educação