Desde o final do mês de abril, todas as quintas-feiras um grupo de cerca de dez pessoas se reúne no Solo das Artes do Museu Municipal 'Padre Lima' para a Oficina de Iniciação ao Livro do Artista, com o ilustrador João Bosco de Oliveira
O evento é uma parceria da Prefeitura com as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, com apoio do Governo Estadual, por meio da Oficina Cultural Hilda Hilst de Campinas.
O objetivo é misturar técnicas de desenho, colagem, rascunho e demais criações artísticas na composição de um livro. Além disso, o exercício estimula a auto-expressão e a exploração de significados, combinações e criações.
Robson Camargo Sartoratto, 32 anos, Bela Vista, sempre gostou de artes. “Trabalho com web design e queria novas idéias de colagens para fundos, áreas de trabalho de sites”, comenta Robson. Ele conta que o trabalho na oficina é muito diferente do trabalho de web designer. “Não tem nada a ver, mas o processo criativo de montar, fazer colagens, pode ser utilizado no Photoshop. Eu sempre gostei de recortar coisas, mas nunca tive a idéia de montar um livro assim”, disse Robson que está sempre atento aos cursos disponibilizados pela Prefeitura: “Já fiz uma oficina de teatro também. Estou sempre aproveitando quando tem alguma coisa assim gratuita”, conta.
As oficinas reúnem um público heterogêneo, com diferentes visões e objetivos. “Faço parte da Aepti (Associação dos Escritores , Poetas e Trovadores de Itatiba). Tentamos inclusive trazer esta oficina através da Aepti, mas não foi possível. Quando a Prefeitura trouxe o curso para Itatiba, resolvi participar. Estamos aprendendo coisas novas, diferentes, que muitas vezes não passam pelas nossas cabeças. Aprendi com o João que posso colocar em um livro coisas que tenho guardadas, pinturas novas, mensagens, revistas, coisas para reciclar. Cursos como este são uma benção”, disse Neide Nallin, 58 anos, Alto da Santa Cruz.
Artista
João Bosco é artista plástico e ilustrador. Atualmente, faz parte do quadro de ilustradores da Folha de São Paulo (coluna Tendências/Debates) e é colaborador da Revista Época. “Está sendo muito gostoso trabalhar com o pessoal na oficina. Há um retorno muito bom”, comentou João. (Fonte: ACPMI)
As
opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade
pessoal do autor e não representam necessariamente a posição
do NJNews ou de seus colaboradores diretos.
Veja Mais noticias sobre Cultura