Afinal, o Cineclube ‘José Cesarini’ não é só um local para assistir filmes, é um local ande se vive o cinema. E com a exibição da produção independente ‘Catarina – A Lenda da Loira do Banheiro’ e a presença do diretor Marcos Otero, o Cineclube retomou suas atividades em grande estilo na quinta-feira, dia 6 de março.
Antes do prato principal, o cinéfilo Alan Duarte presenteou os espectadores com documentários de curta duração que costumavam ser apresentados antes das sessões de cinema comerciais. Quem gosta de esportes teve uma grata surpresa, com cenas do jogo de despedida do Rei Pelé, uma partida que contou ainda com a presença de Zico e Falcão. Na sequência, alguns trailers de filmes que talvez nem sejam exibidos no Cineclube, mas que ficam como dicas que os amantes do cinema vão garimpar em locadoras ou mesmo na internet. Quem nunca esteve no Cineclube, a princípio, pode estranhar esse clima informal. Mas, logo se percebe que esse é um dos charmes do ‘José Cesarini’. A plateia interage com os filmes, comenta, troca sugestões.
A loira do banheiro
A atração principal foi o filme ‘Catarina – A Lenda da Loira do Banheiro’, do diretor e produtor Marcos Otero. O filme é escrito, dirigido e produzido por Otero, que atua no mercado de filmes independentes desde 1997 e já teve trabalhos premiados como o curta-metragem ‘Cerol – A vida por um fio’, em 2006. O trabalho tem características 'trash' e é interessante justamente por se tratar de uma produção totalmente independente.
Para os interessados em cinema, as soluções encontradas pelo diretor na transposição de suas ideias para a tela com um orçamento limitado foi uma das lições aprendidas. Ao final da exibição, o diretor conversou com o público, contou de sua pesquisa sobre a lenda da ‘Loira do Banheiro’, como isso direcionou seu roteiro e respondeu perguntas da plateia. O filme tem um final aberto, apontando para uma sequência que, segundo Otero, já está com o roteiro pronto.
Sessões
O Cineclube ‘José Cesarini’, espaço dedicado ao cinema, conta com duas sessões semanais levando gratuitamente à população de Itatiba e região clássicos dos mais variados gêneros. Aos domingos, sempre às 15h, acontece a Vesperal, com filmes voltados ao público infantojuvenil, e às quintas-feiras, às 20h, tem a Sessão Cult. O Cineclube também é parceiro da Prefeitura de Itatiba no projeto ‘O Cinema Vai Até Você’, que leva arte e diversão a escolas, associações de bairros e outros espaços. O Cineclube ‘José Cesarini’ fica na rua Benedito Franco de Godoy, 80 – Jardim Cel. Peroba.
Serviço:
Cineclube ‘José Cesarini’ - Programação de março:
Sessão Cult – quinta-feira, às 20h
Dia 13 de março - O Padre que Queria Casar-se (Homenagem à chanchada italiana), com Lando Buzanca. Película em 35mm
Dia 20 de março - O Nimitz Volta ao Inferno. Película em 35mm
Dia 27- O Que Teria Acontecido a Baby Jane( Betty Davis)
Vesperal – domingo, às 15h
Dia 9 de março - Velozes e Furiosos 4
Dia 16 de março -Tintin
Dia 23 de março - Blade 2 - Caçador de Vampiros
Cineclube 'José Cesarini'
Rua Benedito Franco de Godoy 81 - Jardim Coronel Peroba
Informações fone: (11)4487-1921As sessões são gratuitas e é só chegar.
(Fonte: ACPMI)
Leia também:
CineClube ‘José Cesarini’ reabre com Sessão Especial
Veja Mais noticias sobre Cinema/Vídeo