Quando você pensa em uma marca de tecnologia, qual é a primeira que lhe vem à mente? São tantas empresas que fica até difícil de escolher uma preferida, porém, o ranking Brand Dependence 2014, criado pela consultoria UTA Brand Studio, listou as marcas que os consumidores não conseguem viver sem.
A Microsoft lidera a lista, seguida de perto pelo Google e pela Samsung.
Veja abaixo as 10 primeiras colocadas, seus índices de dependência (ranqueados de 0 a 20):
1- Microsoft
Índice de dependência do consumidor: 20
A companhia produz uma grande variedade de programas de computador, incluindo sistemas operacionais, aplicativos, navegador de web e jogos eletrônicos.
2- Google
Índice de dependência do consumidor: 19
O Google deixou de ser conhecido somente pelo browser, desenvolveu uma série de ferramentas, como o Gmail e Google Maps, e agora virou sinônimo de inovação com o Google Glass.
3- Samsung
Índice de dependência do consumidor: 18
Desde o lançamento da linha Galaxy, a sul-coreana passou do segundo escalão de tecnologia mundial para concorrente direta de grandes marcas do setor, como a Apple.
4- Sony
Índice de dependência do consumidor: 16
Boa parte do sucesso da Sony veio do PlayStation. O console já está na sua 4ª geração e conta com games exclusivos como o The Last of Us, lançado em 2013.
5- Apple
Índice de dependência do consumidor: 15
A marca da Apple está associada diretamente à ideia de excelência e qualidade, o que levou uma legião de fãs a passar a defender os produtos da empresa.
6- HP
Índice de dependência do consumidor: 14
A Hewlett-Packard manteve a relevância apostando principalmente no mercado corporativo, com serviços de computação, impressão e tratamento de imagem.
7- LG
Índice de dependência do consumidor: 14
A LG optou em deixar as brigas pelos consumidores de mobile de lado e passou a investir em outra área do consumo eletrônico: a de tecnologia doméstica, como as TVs de plasma e ultrabooks.
8- Dell
Índice de dependência do consumidor: 13
Apesar de ter perdido relevância no mercado, a Dell anunciou no ano passado que iria fechar seu capital para investir em PCs e tablets.
9- Toshiba
Índice de dependência do consumidor: 11
A fabricante japonesa investe em TVs, aparelhos de som, refrigeradores, utensílios domésticos e PCs, mantendo uma sólida distribuição global.
10- Motorola
Índice de dependência do consumidor: 8
A Motorola passou por altos e baixos nas vendas de celulares e smartphones, mas manteve sempre sua marca nas mentes dos consumidores quando o assunto é mobile. Além disso, desde que foi adquirida pelo Google em 2012, a fabricante dá sinais de que voltará a fazer sucesso. (Fonte: Juliana Américo Lourenço da Silva/InfoMoney)
Leia também:
Coca-Cola traz ao Brasil edição limitada da garrafa de gelo
Veja Mais noticias sobre Estilo de Vida