Participaram 55 equipes do estado de São Paulo, totalizando 677 nadadores –424 masculino e 253 no feminino.
Foram disputadas 138 provas em cinco etapas, todas com excelente nível técnico. A competição teve a participação de nadadores das categorias Petiz 1 (11 anos) até a categoria Sênior, acima de 20 anos.
Itatiba esteve muito bem representada pelos nadadores da Apan Itatibense, que treinam na academia Na Ativa sob a orientação do professor Eduardo Perrone. Os resultados foram excelentes. A equipe disputou 18 provas e conquistou seis medalhas.
Em 13 provas os nadadores melhoraram suas marcas pessoais, em duas mantiveram suas marcas e em apenas três provas suas marcas não foram superadas. O desempenho foi tão bom que o atleta Henrique Perdão Capelletto, um dos destaques da equipe na prova de 100m estilo costas na categoria Juvenil 1 – com o tempo de 1’03”05, conquistou a medalha de prata e ainda ficou entre os 20 melhores nadadores brasileiros em sua categoria nesta prova.
Resultados
Os nadadores itatibenses encerraram o ano com chave de ouro e em grande estilo.
Henrique (15 anos) conquistou no total três medalhas. Foi ouro nos 200m medley, onde na metade da prova assumiu a ponta, não dando mais chances aos adversários. Nos 100m costas cometeu um erro no início da prova que lhe custou a medalha de ouro por apenas 12 centésimos de segundo. Nos 100m estilo peito esteve à frente da prova, mas perdeu um pouco de rendimento no final e ficou com a medalha de prata.
Italo Monteiro Franciscon – categoria Junior 2 - conquistou as outras três medalhas, uma de prata nos 400m livre. Bronze nos 200m medley, onde saiu atrás e fez uma grande prova de recuperação deixando escapar a prata por apenas 43 centésimos de segundo. Nessa prova o atleta itatibense cometeu um erro na virada do estilo costas e lesionou dois dedos que precisaram ser imobilizados. Na prova dos 100m costas o nadador retirou a proteção dos dedos e foi para a disputa, conquistando mais uma medalha de bronze.
Excelente participação teve também o nadador
Murilo Palma Vaz – categoria Junior 2 – que esteve muito perto de conquistar uma medalha no 100m nado livre com o tempo de 56”74. Perdeu a medalha por 24 centésimos de segundo terminando na quarta colocação. Nas outras duas participações Murilo também ficou na quarta colocação, sempre perto da medalha que infelizmente não veio. Nos 50m livre o nadador fez o excelente tempo de 25”99 e nos 100m costas, mesmo passando por uma alteração na pressão arterial, conquistou a 4ª colocação.
Guilherme Bublitz Soares – categoria Juvenil 1 - conquistou marcas expressivas, mesmo não podendo se dedicar com mais intensidade aos treinamentos. Nos 100m costas, onde seu companheiro de equipe Henrique foi prata, Guilherme ficou na quarta colocação com 1’08, e nos 50m e 100m livre esteve brigando na ponta, mas perdeu rendimento no final. Ainda assim teve boas marcas: 26” nos 50m livre e 59” nos 100m livre.
Miguel Marcotriggiano do Nascimento – Juvenil 1 – melhorou suas marcas pessoais nos 100m borboleta e 50m livre. Nos 200m medley, por um erro de estratégia, acabou não melhorando sua marca. Miguel, mesmo enfrentando dificuldades para se manter no treinamento devido aos estudos, se superou e trouxe bons resultados para a equipe.
Leonardo Costas – Infantil 1 – teve uma excelente atuação nos 400m nado livre melhorando sua marca pessoal em 10 segundo e ficando entre os oito melhores nadadores. Nos 100m nado costas também teve uma boa atuação e esteve brigando por medalha, mas terminou na quinta colocação com a boa marca de 1’14”. O atleta, nos 100m nado livre, vem apresentando uma boa evolução, mas ainda sem chances de lutar pelo pódio.
Com a participação nesse grande evento promovido pela Federação Aquática Paulista, a equipe da Apan Itatibense encerra o ano de 2013 com um saldo bastante positivo, com medalhas importantes em campeonatos estaduais, Jogos Regionais e Abertos. “Temos projetos para 2014 em parceria com a Prefeitura, Academia Na Ativa e iniciativa privada para incentivar a participação de nadadores nas categorias especiais, como portadores de deficiências físicas e visuais, a exemplo do trabalho já desenvolvido para portadores de deficiência intelectuais, como a nadadora Isamara Cristina Tertuliano, medalhista em Jogos Abertos; além de incentivar jovens talentos que possam no futuro ajudar no desenvolvimento do nosso esporte em Itatiba”, disse o técnico Perrone. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Brasil fatura histórico título mundial no handebol e cala caldeirão sérvio
Veja Mais noticias sobre Esporte I