A Ecoteca é uma espécie de banca de jornal feita com materiais reciclados e que disponibiliza livros para que a comunidade tenha acesso. O projeto é patrocinado pela BorgWarner, através da Lei Rouanet. A Secretaria da Educação de Itatiba por sua vez disponibilizou o espaço e realizou a escolha dos títulos.
Esta é a segunda Ecoteca em Itatiba e conta com títulos literários diversos disponibilizados aos alunos que participam dos projetos do Caec e a toda a população, que poderá realizar a leitura no local e também emprestá-los gratuitamente. A primeira Ecoteca foi instalada na Emeb ‘Rosa Maria Ferrari Belgini’, no Recanto dos Pássaros, em 2012, também patrocinada pela empresa BrogWarner.
O Projeto da Ecoteca
Biblioteca Ecológica é uma criação do Instituto Educare e trata da instalação em estabelecimentos de ensino da rede pública, associações de bairro e entidades comunitárias, de bibliotecas infanto-juvenis construídas com material reciclado, juntamente com um acervo de 550 livros de literatura geral, classificados entre os paradidáticos. Todas as unidades da Ecoteca, da mesma forma que os livros, são doadas para os beneficiários, havendo, ainda, por conta do projeto, a capacitação dos profissionais que ficam encarregados por coordenar as atividades das bibliotecas em suas respectivas escolas ou centros comunitários.
Estiveram presentes na inauguração a gerente de RH da patrocinadora BorgWarner, Karen Tischer, o Diretor de Criação da Educare, Jonar Brasileiro, Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, Gustavo Cosenza, e os professores do Caec André Bianchini e Elaine Munhoz, além de funcionários da Prefeitura e da Secretaria da Educação de Itatiba e familiares.
Literatura e meio ambiente
A Ecoteca é fabricada quase que totalmente com material reciclado (no caso, embalagens de creme dental rejeitadas no processo de produção doadas por uma empresa parceira). A altura padrão do equipamento é de 2,70 metros, com tamanho e largura de 2,50 X 2,20 metros (1,50 m de área coberta e 0,70 de avanço).
O projeto tem apoio da municipalidade, do Instituto Educare, Ministério da Cultura, da Lei de Incentivo à Cultura e do Governo Federal e foi totalmente patrocinado pela empresa BorgWarner. A proposta da Ecoteca é instalar-se em locais em que o público circula, o acervo pode ser composto por livros-brinquedos, livros de literatura nacional e internacional para tentar aproximar o público em geral do universo da leitura de uma forma diferente e divertida. Na Ecoteca é possível viabilizar a realização de atividades lúdicas (teatro de fantoches, declamação, contação de histórias, etc.), as bibliotecas são equipadas com cortinas e bonecos fabricados, preferencialmente, com materiais reutilizados.
Os objetivos do projeto são promover a leitura fora do ambiente da sala de aula, ampliando a importância do livro dentro do universo simbólico de crianças e adolescentes; incentivar a incorporação do hábito da leitura como uma forma de entretenimento, como mais uma opção de lazer; estimular a programação de várias atividades lúdicas, tendo o livro como centro de referência; disponibilizar para crianças e adolescentes, livros de algumas das mais importantes e conceituadas editoras brasileiras, possibilitando a sua leitura/utilização via empréstimo gratuito; demonstrar a viabilidade da utilização de material reciclado na construção de objetos/equipamentos de uso geral; e inter-relacionar a educação formal com a educação ambiental, disseminando conceitos de combate ao desperdício e de sustentabilidade. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Alunos da rede municipal participam de celebração no Quilombo Brotas
Veja Mais noticias sobre Educação