Para celebrar a data a Secretaria da Educação de Itatiba, realizou uma visita, juntamente com alunos da rede municipal de ensino, ao Quilombo Brotas, como forma de proporcionar aos jovens uma reflexão sobre a resistência e as conquistas dos negros, naquele que é o espaço mais simbólico dessas questões em nosso município.
“Trazer os alunos ao Quilombo Brotas é uma maneira de proporcionar a eles a oportunidade de conhecer uma parte da história de Itatiba, por meio da cultura e da tradição dos negros...”, comentou a Secretária da Educação, Profa. Dra. Fatima Polesi Lukjanenko.
O evento contou com apresentações musicais realizadas pelo coral da Emeb ‘Philomena Salvia Zupardo’ (NR ‘Afonso Zupardo’) e pelos professores Nunno Delallio e Alexandre Ribeiro Dias, que executaram canções folclóricas africanas com voz, violino e percussão. Os presentes puderam também assistir a um jogo de capoeira dos professores do Polo Esportivo Leste da Prefeitura. A visita encerrou-se com uma palestra do José Roberto Barbosa, que realizou um passeio guiado com os alunos e funcionários da Secretaria da Educação pelas trilhas do Quilombo, incluindo a Tenda da Tia Lula, falecida moradora e orientadora espiritual dos moradores no passado.
Ao todo, participaram do evento cerca de 120 alunos do Projeto Mais Educação, do Ministério da Educação. Além da Secretária da Educação, estiveram também presentes no evento o Vice-prefeito Ariovaldo Hauck da Silva, o Diretor de Educação, Prof. Alcides Ferreira Castilho, a Coordenadora do Projeto Mais Educação em Itatiba, Maria Elizabeth Siqueira e outros servidores municipais.
Primeiro quilombo urbano
O Quilombo Brotas confunde-se com a própria história de Itatiba, tendo se instalado no município em meado do século XIX, no local onde atualmente se encontra o Bairro das Brotas.
Neste ano, a Associação Cultural Quilombo Brotas comemora os 10 anos do seu reconhecimento como primeiro quilombo urbano do Brasil, pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. No Quilombo, atualmente, vivem 42 famílias e cerca de 170 pessoas. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Aulas de Inglês para iniciantes no Centro de Capacitação, Confira!
Veja Mais noticias sobre Educação