O espetáculo que visitou Itatiba em agosto deste ano promete boas risadas e uma viagem pela cultura do povo da roça. A moda de viola num pequeno rancho, os causos contados com o sotaque do interior e o cafezinho coado na hora são os principais elementos do espetáculo ‘Ser Tão Caipira’, produzido pela Companhia de Teatro Sia Santa.
Os convites para a apresentação estão disponíveis gratuitamente no Museu Municipal 'Padre Lima' (Praça da Bandeira, 122, Centro,
fone: 4524-1264). Atenção para o funcionamento diferenciado do Museu, que neste mês de novembro estará fechado nos feriados e nos finais de semana. Sendo assim, os convites devem ser retirados de terça a sexta-feira, das 9h às 18h (exceto feriados).
Os espectadores ainda podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada. A apresentação conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Proac - Programa de Ação Cultural, em parceria com a cidade de Itatiba.
O texto da produção, que mistura humor e poesia, partiu da pesquisa do ator Edson Lozano. Ele é quem dá vida ao personagem Januário, caipira que compartilha com o amigo, o violeiro Agnaldo Araújo, os costumes e a paixão pela vida no interior. De acordo com Lozano, o trabalho cênico musical foi inspirado na linha de Rolando Boldrin.
Em sua visita à cidade em agosto, foram realizadas cinco apresentações com sucesso de público. Os itatibenses se viram representados no personagem Januário, em seus ‘causos’, sua esperteza caipira, seu jeito justo, simpático, engraçado e encantador. O formato do espetáculo, com o caipira Januário e seu ‘cumpadre’ preparando café, contando seus ‘causos’ e cantando modas de viola, lembra muito o ambiente acolhedor das propriedades rurais de Itatiba que recebem turistas.
Sia Santa
A Companhia de Teatro Sia Santa foi fundada em 10 de junho de 1973, na cidade de Campinas. Desde então, soma-se ao seu repertório 16 espetáculos (sendo nove de teatro infantil, cinco empresariais e dois para jovens, adultos e melhor idade), além de performances temáticas, oficinas para professores e a linha do teatro sob medida. A Sia Santa também atua em teledramaturgia para cinema e televisão. Declarada Órgão de Utilidade Pública pela Lei 7523/93, a Sia Santa já produziu mais de 60 espetáculos que foram apresentados para cerca de cinco milhões de espectadores no Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Peru, Equador e Estados Unidos.
Serviço:
‘Ser Tão Caipira’
Sábado, 23 de novembro, às 20h
Local: Teatro Ralino Zambotto – Rua Romeu Augusto Rela , 1100 – Bairro do Engenho, Itatiba (sp)
Convites: Distribuídos gratuitamente no Museu Municipal 'Padre Lima' (Praça da Bandeira, 122, Centro,
fone: (11)4524-1264) de terça a sexta-feira, das 9h às 18h (exceto feriados). Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada.
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos
(Fonte: ACPMI)
Leia também:
Espetáculo para todas as idades é inspirado na obra de Picasso
Veja Mais noticias sobre Teatro