Os convites para esta apresentação já estão disponíveis gratuitamente no Museu Municipal 'Padre Lima' (Praça da Bandeira, 122, Centro de Itatiba (sp),
fone: (11)4524-1264). Atenção para o horário o funcionamento diferenciado do Museu, que neste mês de novembro estará fechado nos feriados e nos finais de semana. Sendo assim, os convites devem ser retirados de terça a sexta-feira, das 9h às 18h.
Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada. O Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, que encaminhará os donativos às entidades assistenciais, solicita que seja observado o prazo de validade dos produtos doados. Solicita-se também que o público esteja atento ao horário e a classificação do espetáculo. A apresentação conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Proac - Programa de Ação Cultural, em parceria com a cidade de Itatiba.
Inspiração
Escrito e dirigido por Marcelo Romagnoli, responsável, entre outros, pelos trabalhos do premiado grupo Banda Mirim, 'O Menino que Mordeu Picasso' foi livremente inspirado no livro de mesmo nome de Antony Penrose, traduzido por José Rubens Siqueira e editado no Brasil pela Cosac-Naify em 2010. O espetáculo narra o encontro de Pablo Picasso com uma criança que frequenta seu atelier e acompanha seu jeito de pintar. Em alguns momentos o menino é o próprio artista quando jovem. A essência da peça pode ser resumida com a citação do próprio Picasso, que disse: "Passei a vida tentando aprender a pintar como uma criança".
No elenco estão Fábio Espósito, ator com grande influência clownesca, com passagem pelo Cirque Du Soleil e com 20 anos de carreira; e Rodrigo Pavon, que veio do grupo paulistano Club Noir. O cenário, de Marisa Bentivegna, reproduz o atelier de Picasso em Cannes, na França, em 1956, e apresenta diversas obras do artista, num grande jogo de cores. Os figurinos são de Fábio Namatame e foram pintados à mão. A trilha original é de Morris Picciotto. Ela brinca com timbres do desenho animado. Em algumas cenas mistura sonoridades espanholas com composições clássicas da vanguarda da época, como Igor Stravinsky. As máscaras foram criadas por Maria Cristina Marconi, baseadas em esculturas de Picasso.
'O menino que mordeu Picasso' apresenta elementos e referências que compõem a obra do pintor, fala de criação, da relação de Picasso com a própria infância e com signos marcantes em sua vida, como a figura do touro, das pombas e as lembranças materna e paterna.
A encenação explora as várias possibilidades do encontro, como a relação entre um artista, de olhar maduro, e uma criança, esbanjando criatividade; a sublimação dos elementos cotidianos e a transformação de sucata em arte. 'O Menino que Mordeu Picasso' pretende, assim, discutir temas importantes para todas as idades: mundo idealizado e mundo real; reciclagem e criação; imaginação e liberdade; razão e emoção.
ITATIBA 156 ANOS
O Menino que Mordeu Picasso
Domingo, 24 de novembro, às 10h
Local: Teatro Ralino Zambotto – Rua Romeu Augusto Rela , 1100 – Bairro do Engenho
Convites: Distribuídos gratuitamente no Museu Municipal 'Padre Lima' (Praça da Bandeira, 122, Centro de Itatiba (sp)
, fone: (11)4524-1264), de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada.
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
(Fonte: ACPMI)
Leia também:
'Nostalgia' resgata a magia do circo na programação de aniversário de Itatiba
Veja Mais noticias sobre Teatro