O resultado do concurso, que teve duração de cerca de três meses, foi divulgado no último dia 31 de outubro pela comissão julgadora formada por planetaristas do Planetário e equipe técnica da Secretaria da Educação, com o nome dos nove alunos vencedores. A premiação aconteceu na sala de reuniões do Planetário, na data de seu aniversário, e contou com a presença dos nove alunos vencedores e seus familiares, familiares do Prof. Benedito Rela, cujo nome o Planetário homenageia, de planetaristas, da Secretária da Educação, Profa. Dra. Fatima Polesi Lukjanenko, funcionários da Secretaria e convidados
Segundo a assessoria municipal, "O objetivo do concurso foi incentivar o interesse pelo conhecimento científico e a escrita, por meio da produção de textos e histórias em quadrinhos, premiando produções realizadas em três categorias: Curiosidade Científica, Histórias em Quadrinhos e Contos, todas dentro da temática ‘Planeta, Estrelas e o Universo’. Os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com um telescópio, os segundos ganharam um binóculo e aos terceiros colocados foi dado um livro de Astronomia, sendo todos os prêmios doados pela empresa Sphaera Planetária.
Ana Beatriz da Silva, aluna da Emeb ‘Profa. Rosa Scavone’, ganhou o 1º lugar na categoria Curiosidade Científica, com o texto ‘Por que os navegadores utilizavam as constelações para se orientar no mar durante a noite?’. “Eu já tinha vindo ao Planetário e gostei muito, agora com o telescópio que eu ganhei vou poder observar o céu quando eu quiser”, comemorou Ana.
A aluna Paola dos Santos Alves, da Emeb ‘Profa. Guiomar de Almeida Ciarbello’, ganhou um livro de Astronomia por ter conquistado o terceiro lugar na categoria Curiosidade Científica. “Eu nunca tinha vindo ao Planetário, mas agora vou poder conhecer mais sobre Astronomia com o livro que eu ganhei”, disse Paola.
Após a cerimônia de premiação, os presentes foram convidados a assistir uma sessão especial no Planetário, com os professores planetaristas Carlos Eduardo Mariano e Ângelo Nascimento.
Ganhadores
Na Categoria I (Curiosidade Científica), os vencedores do I Concurso de Astronomia de Itatiba foram: 1º lugar, com o texto ‘Por que os navegadores utilizavam as constelações para se orientar no mar durante a noite?’, da aluna Ana Beatriz da Silva, da Emeb ‘Profa. Rosa Scavone’; em 2º lugar, com o texto ‘Por que os planetas rebolam?’, a aluna Julia Wiezel Ferreira, da Emeb ‘Profa. Eliete Aparecida Sanfins Fusussi’; e em 3º lugar, com o texto ‘Você conhece o cruzeiro do sul?’, da aluna Paola dos Santos Alves, da Emeb ‘Profa. Guiomar de Almeida Ciarbello’.
Na Categoria II (História em Quadrinhos), os vencedores são: em 1º lugar, com ‘A descoberta’, Anna Carolina de Oliveira Almeida, da Escola Da Vinci; em 2º lugar, com ‘Evolução’, Andressa Gomes Inocêncio Vasconcellos, da Emeb ‘Prof. Benno Carlos Claus’; e em 3º lugar, com ‘A Invasão’, a aluna Talita Gomes de Oliveira, da Emeb ‘Profa. Maria Mercedes de Araújo’.
Na Categoria III (Contos), os vencedores são: em 1º lugar, com o texto ‘O começo’, a aluna Beatriz Fernanda Alves Barbosa, da Escola Da Vinci; em 2º lugar, com o texto ‘Entre Nuvens e Estrelas’, Vitória Morais da Rocha, da Emeb ‘Prof. Agenor Vedovello; e em 3º lugar, com o texto ‘Infinito’, Tallys Willian Vaz de Oliveira, da Emeb ‘Profa. Maria Mercedes de Araújo’."
Planetário
Ainda segundo a Prefeitura de Itatiba, "O Planetário Municipal ‘Prof. Benedito Rela’ é o único no País desenvolvido com tecnologia nacional (Projeto Sphaera), o 18º do Brasil e o terceiro construído por uma prefeitura municipal.
Ele tem capacidade para abrigar até 65 pessoas sentadas em sua sala de projeção. Completando na última quinta-feira, dia 7 de novembro, o Planetário já apresenta números bastante expressivos: 3.552 sessões, 130.600 visitantes, 41 cursos de difusão científica, centenas de aulas e sessões de observação do céu, mais de 40 cidades atendidas e 17 apresentações diferentes criadas desde 2013.
O Planetário é uma instituição de caráter educacional, científico e cultural destinada ao ensino, pesquisa e divulgação científica na área de Astronomia e também serve como um espaço de lazer e cultura. Atualmente realiza 17 sessões escolares por semana, duas sessões públicas por semana e dois cursos por ano." (Fonte: ACPMI)
Fotos:
A Coordenadora do Planetário, Luciana Bortoletto Rela contou a história do espaço
Os vencedores do Concurso levaram para casa livros de Astronomia, binóculos e telescópios
“Eu nunca tinha vindo ao Planetário, mas agora vou poder conhecer mais sobre Astronomia com o livro que eu ganhei”, disse Paola dos Santos Alves, terceiro lugar na categoria Curiosidade Científica
“Eu já tinha vindo ao Planetário e gostei muito, agora com o telescópio que eu ganhei vou poder observar o céu quando eu quiser”, comemorou Ana Beatriz da Silva, que ficou em 1º lugar na categoria Curiosidade Científica
Leia também:
Saiba os ganhadores do I Concurso de astronomia "Planetário 10 anos"
Veja Mais noticias sobre Educação