A UNACCAM promove anualmente cursos de capacitação de voluntários em prevenção ao câncer de mama, com a finalidade de incentivar cada vez mais ações educativas e esclarecedoras no combate à doença e uma boa qualidade de vida.
O evento, que é gratuito e aberto a toda a população, contará com a apresentação do grupo teatral Mudano (componentes: Fabiano Gama, Helena Cury Cunha e Marina Fernandes Ordine) e também terá o sorteio de vários brindes. Também colaboraram para a realização do mesmo: o Instituto Avon e a MAPPAM – Movimento de Apoio às mulheres mastectomizadas.
Segundo a assessoria do legislativo local, "O projeto faz parte do Projeto denominado Câmara Social que pretende promover ações de comprometimento com a sociedade itatibense, seja via entidades assistenciais, ou via Fundo Social de Solidariedade."
Câncer de Mama no Brasil
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) os tipos mais comuns de câncer são os de pulmão, mama, colo-retal, estomago e fígado; todos respondem por quase metade dos novos casos de câncer que surgem no mundo a cada ano.
O câncer de mama é provavelmente a patologia que maior temor causa às mulheres, por ser de frequência elevada e pelos efeitos que causa em nível psicológico, afetando sua sexualidade e a própria imagem pessoal. Essa patologia está se tornando cada vez mais frequente em todas as partes do mundo, sendo considerada o segundo tipo de neoplasia maligna mais incidente e o primeiro entre os cânceres ginecológicos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 52 mil brasileiras foram diagnosticadas com câncer de mama no ano de 2012. Apesar de ser o tipo que mais afeta as mulheres, o câncer de mama se descoberto cedo, as chances de cura chegam a mais de 90% dos casos. De uma incidência rara entre os homens, o câncer de mama constitui um caso para cada cem mulheres acometida pela doença.
Mulheres com idade entre 35 e 65 anos têm um risco maior para o desenvolvimento do câncer de mama e ocorre um aumento de risco com o progredir da idade. No Brasil as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.(Fonte: CMI)
Veja - Para conferir a programação do Outubro Rosa em nossa cidade, basta clicar no foto, logo abaixo, para ampliar a informação.
Leia também:
Semana de História apresentou a trajetória da ITV Brasil
Veja Mais noticias sobre Itatiba I