Parte da programação de 156 anos da cidade, o concerto é uma realização da Prefeitura de Itatiba em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Instituto Pensarte.
A classificação é 10 anos e a duração é de 70 minutos. Os convites gratuitos estarão disponíveis a partir desta terça-feira, dia 1º de outubro, no Museu Histórico Municipal 'Padre Lima'.
Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada. O Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, que encaminhará os donativos às entidades assistenciais da cidade, solicita que seja observado o prazo de validade dos produtos doados. Solicita-se também que o público esteja atento ao horário e a classificação do espetáculo.
Orquestra
A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo esteve em Itatiba em junho de 2011, onde se apresentou com grande sucesso. O grupo que foi criado em 1990, pela Secretaria de Estado da Cultura, com a proposta de dar tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal volta agora a se apresentar na cidade. Sua formação, bastante singular, une a orquestra nos moldes eruditos a uma "Big Band de Jazz," produzindo uma sonoridade ímpar e lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira.
O grande maestro Cyro Pereira, fundador da Orquestra, criou o repertório fundamental da Jazz, transpondo melodias populares de compositores como Luiz Gonzaga, Tom Jobim e Pixinguinha para a grandiosidade do som sinfônico.
A Orquestra já dividiu o palco com músicos brasileiros e internacionais, como Tom Jobim, Gal Costa, João Bosco, Diane Schuur, Dee Dee Bridgewater, Paquito D'Rivera e muitos outros. João Maurício Galindo é o Diretor Artístico e Regente Titular da Jazz Sinfônica e Fábio Prado é seu regente adjunto. Desde janeiro de 2012, a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.
JOÃO MAURÍCIO GALINDO
A apresentação em Itatiba será regida pelo maestro João Maurício Galindo(Foto), um dos mais ativos diretores de orquestra brasileiros. Galindo está à frente da Jazz Sinfônica há 11 anos, levando em seu currículo a honra de ter sido convidado a assumir este posto pelos próprios músicos da Orquestra.
Embora envolvido em diversas outras atividades, tem a Jazz Sinfônica como centro de suas atenções, por acreditar ser ela o mais importante centro de criação musical da atualidade em nosso país. Mais do que reger concertos, dirigir a Jazz Sinfônica é estabelecer conexões com grandes intérpretes, compositores e arranjadores de todo o mundo, promovendo a criação de um repertório novo e estimulante.
Além deste trabalho com a Jazz Sinfônica, Galindo é também regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Foi regente da Orquestra Amazonas Filarmônica, da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e atuou como convidado frente a muitas outras, como a Sinfônica de Campinas, Sinfônica do Paraná, Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro, Filarmônica de Belgrado, Sinfônica de Bari (Itália) e Orquestra Sinfônica de Roma. Foi também regente da Orquestra de Alunos dos Festivais de Campos do Jordão em 1998, 2000 e 2002.
Acreditando que a boa música não deve ser privilégio de elites, empenha-se em levá-la a um número cada vez maior de pessoas. Assim, mantém dois programas radiofônicos de sucesso na Rádio Cultura de São Paulo, 'Pergunte ao Maestro' e 'Encontro com o Maestro'. Na TV Cultura apresenta o 'Pré-Estreia'.
Foi um dos criadores da série de concertos infantis beneficentes “O Aprendiz de Maestro”, realizada há 10 anos na Sala São Paulo, produzida pela 'TUCCA', associação que cuida de crianças e adolescentes com câncer. Em 2009 publicou pela Melhoramentos o livro “Música, pare para ouvir”.
Com muitos anos dedicados à atividade pedagógica, Galindo é um dos maiores especialistas brasileiros em ensino de instrumentos de cordas, tendo trabalhado nessa atividade no Sesc e no Projeto Guri. Foi também professor do Instituto de Artes da Unesp. Galindo é Bacharel em Composição e Regência pela UNESP, e mestre em musicologia pela USP.
Serviço:
Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo
Quinta-feira, 3 de outubro, às 20h
Local: Teatro Ralino Zambotto – Rua Romeu Augusto Rela , 1100 – Bairro do Engenho
Convites: Distribuídos gratuitamente no Museu Municipal 'Padre Lima' (Praça da Bandeira, 122, Centro,
fone: (11)4524-1264) a partir de terça-feira, dia 1º de outubro. Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada.
Classificação: 10 anos
Duração: 70 minutos
(Fonte: ACPMI)
Leia também:
'Nostalgia' resgata a magia do circo na programação de aniversário de Itatiba
Veja Mais noticias sobre Musica