No Brasil, a data de 26 de setembro é celebrada devido à inauguração da primeira escola para surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Por esse motivo, os alunos e professores da Emeb ‘Profa. Inês Prado Zamboni’, que fica no Parque San Francisco, irão realizar um evento cultural comemorativo, no pátio da escola, às 13h30. Serão apresentados números musicais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e uma adaptação para o teatro da história ‘A Princesa e o Sapo’.
A apresentação será realizada por três classes onde há alunos surdos e será direcionada para os colegas do 1º ao 5º ano, com a participação de alunos surdos e ouvintes e do instrutor surdo Santiago Feliciano.
Inclusão
A Emeb ‘Profa. Inês Prado Zamboni’ atende atualmente três alunos surdos e cada um deles estuda com uma intérprete de Libras, que os acompanham em todas as aulas e atividades. A intérprete Hélvia Saturno garante que a inclusão é benéfica para os alunos, tanto surdos quanto ouvintes, porque promove a interação entre eles. “Cada aluno tem sua particularidade e a limitação do surdo está apenas na linguagem. É como se fosse um aluno estrangeiro dentro da sala, todos acabam aprendendo mais um com o outro”, disse Hélvia.
Já a aluna surda Gabriela de Faria Ribeiro, de 10 anos, expressou um desejo que gostaria que todos soubessem no Dia Nacional dos Surdos. “Eu queria que todos falassem um pouco de Libras e que entendessem como a gente fala”, disse a jovem.
A Chefe da Seção de Educação Inclusiva da Prefeitura de Itatiba, Ana Cristina Tediolli, também comentou a celebração da data. “Nesta data são comemoradas muitas conquistas, principalmente a do sujeito surdo ser respeitado e identificado como ser humano constituído por uma língua própria, a Língua Brasileira de Sinais”, lembrou Ana Cristina. Ela também comentou algumas das ações da municipalidade para a inclusão dos surdos, conforme listadas abaixo.
Projetos e Parcerias
Na busca de oportunizar um processo de ensino e aprendizagem de qualidade para todos, por meio do programa municipal Itatiba Mais Acessível, preocupada em oferecer um ensino bilíngue aos alunos surdos, firmou uma parceria com o Instituto Phala – Centro de Desenvolvimento para Surdos a fim de oportunizar um ambiente educativo apropriado às formas particulares do processo cognitivo linguístico desses educandos, respeitando e atendendo suas especificidades.
O projeto ‘Aprendiz’, baseado no bilinguismo, proporciona ao aluno surdo uma situação de desenvolvimento da linguagem dentro de um ambiente de comunicação efetiva, respeitando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como sua primeira língua e inserindo-o efetivamente e participante do contexto educacional. Atualmente, trabalham nesse projeto 10 intérpretes de Libras, um professor bilíngue que oferece Atendimento Educacional Especializado e um instrutor surdo efetivado na Secretaria Municipal da Educação, que beneficiam aproximadamente 30 alunos surdos ou com deficiência auditiva matriculados na rede municipal de ensino.
Dentre as ações desenvolvidas, aconteceu em 2012 um Concurso Público para intérpretes de Libras, professor bilíngue e instrutor surdo, a fim de aprimorar as atividades e aumentar o quadro de funcionários capacitados para trabalhar com esses alunos.
“...os alunos surdos precisam ser incluídos em ambientes bilíngues, no qual circulem a Libras e a Língua Portuguesa e isso não pode ser alcançado se o aluno surdo não tiver pares e educadores competentes para se relacionarem com ele. Desse modo... está favorecendo no contexto educacional para esses educandos, que ambas as línguas (Libras e Português) circulassem em sala de aula, permitindo que tanto os alunos surdos quanto os ouvintes ampliassem seus conhecimentos em Português e Libras”, explicou Ana Cristina. (Fonte: ACPMI)
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