O Dia da Árvore (dia 21 de setembro) será comemorado com uma programação especial na nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, que inclui a tradicional doação de mudas e algumas novidades.
“As comemorações do Dia da Árvore visam reforçar junto à população a necessidade da manutenção e ampliação da arborização urbana para a melhoria da qualidade de vida dos Itatibenses...”, ressaltou o Prefeito João Fattori.
As ações acontecerão na Praça da Bandeira, centro de Itatiba, entre 8h e 16h, e contarão com estandes de empresas e de órgãos municipais. A ação mais esperada, e a que tradicionalmente conta com grande participação da população, é a doação de mudas que também acontecerá neste horário.
Ainda no mesmo dia, a municipalidade irá lançar uma cartilha ambiental para orientação da população sobre cuidados para uma cidade mais sustentável. Entre os parceiros da ação pelo Dia da Árvore estão o Zooparque Paraíso das Aves, que oferecerá estande de orientação e conscientização sobre a fauna silvestre. O Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE), do Departamento de Vigilâncias em Saúde, irá orientar e conscientizar a população sobre a fauna doméstica.
Leve sua sacolinha
A população deve levar suas próprias sacolinhas de casa para o recolhimento das mudas, como forma de praticar a reutilização de materiais. Serão doadas 10 mil mudas produzidas no Viveiro Municipal, que fica no Parque Ferraz Costa, de variedades diversas, classificadas em árvores ornamentais (mini ipê, resedá etc.), árvores frutíferas (amora, cereja, pitanga etc.), plantas medicinais (hortelã, guaco, melissa etc.) e plantas condimentais (alecrim, manjerona, pimenta dedo-de-moça etc.). Foi dada preferência a plantas não muito grandes, para que as pessoas possam plantar em quintais, jardins e calçadas. Cada pessoa pôde levar duas mudas para casa.
Oficina ecológica
Haverá também um estande da empresa Papiro & Cia, no qual a empresária e profissional em artes e gráfica Cristina Keiko Minazaki vai oferecer a Oficina Ecológica ‘Reutilizando e Criando’ e nesse espaço a população poderá aprender técnicas de artesanato com matéria recicláveis como caixas de leite, sacolinhas e rolinhos de papel higiênico.
Mutirão eletrônicos
Na Praça, também acontecerá o Mutirão de Coleta de Eletrônicos (e-lixo) com um estande para descarte dos seguintes portáteis: computadores, celulares, pilhas e baterias, impressoras, monitores e televisores, tocadores de DVD e CD, aparelhos telefônicos e placas de circuito. Importante frisar que não serão recolhidos os materiais da ‘linha branca’ (geladeiras, fogões, micro-ondas, batedeira, liquidificadores e máquinas de lavar). Após o recolhimento, os materiais seguem para descaracterização e reinserção como matéria-prima.
Ecogrupos
Com o apoio do Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental, acontecerá ainda uma 'feirinha de troca' destinada a um público específico, os alunos participantes dos Ecogrupos das escolas da rede municipal de ensino. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Jappa promove eventos e convida população para participar, Confira!
Veja Mais noticias sobre Meio Ambiente