Da sua fundação até hoje, a Biblioteca foi se transformando e hoje conta com um acervo composto por cerca de 60 mil volumes dos mais diversos temas, 22 mil cadastrados e uma média de 120 visitantes por dia.
A Biblioteca está localizada Rua Armando Salles de Oliveira, 17 – Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h. O espaço ainda oferece atrações diversas como palestras, cursos e outras atividades. “A Biblioteca é um espaço ... onde o conhecimento está disponível para quem quiser..”, disse o Prefeito Fattori.
Cadastro
Para se cadastrar e ter acesso ao acervo basta ir à Biblioteca munido de documento de identidade, duas fotos 3x4 e comprovante de residência. O cadastro de menores é feito mediante a assinatura do Termo de Compromisso pelo pai ou responsável. Podem ser retirados até três livros por vez. O prazo de empréstimo é de sete dias, com direito a duas renovações.
Mais informações pelos telefones (11)4594-5488 e 4594-5279.
Histórico
Há exatos 72 anos, mais precisamente no dia 14 de Agosto de 1941, o então Prefeito Evaristo Silva promulgou o Decreto-Lei nº 53 criando oficialmente a Biblioteca Municipal ‘Chico Leme’. Era a concretização de um sonho dos Itatibenses e, ao mesmo tempo, a finalização de uma negociação com o Sr. Francisco da Silveira Leme, mais conhecido como ‘Chico Leme’, antigo fazendeiro e grande intelectual.
O fato é, ao sentir o peso da idade, ‘Chico Leme’ redigiu seu testamento e nele fizera configurar que seu acervo, composto por mais de 6 mil livros, seria doado ao Estado. Com essa informação, o testamenteiro Joaquim Bueno de Campos procurou seus amigos Silvio Fasoli e o então prefeito Evaristo Silva para, em conjunto, propor que a doação fosse encaminhada à Prefeitura. Mais ainda, foi-lhe prometido que a futura biblioteca teria o seu nome. Ao tomar conhecimento da ideia, Chico Leme concordou imediatamente e assim foi feito.
O Capitão Francisco da Silveira Leme nasceu em Bragança Paulista, em 1866, e residiu por um longo período em Amparo, onde era fazendeiro. Foi casado pela primeira vez com D. Joaquina de Siqueira Leme e depois com D. Fausta Camata. Veio residir em Itatiba, onde exerceu a função de tabelião. Faleceu em nossa cidade a 24 de novembro de 1940, aos 74 anos de idade.
Menos de um ano depois, a 14 de agosto de 1941, o Prefeito Evaristo Silva cumpriu a sua promessa e, através do Decreto-Lei nº 53, criou oficialmente a Biblioteca, instalando-a numa das salas superiores do atual Paço Prefeito Roberto Arantes Lanhoso, na Praça XV de Novembro.
Passados três anos, mais especificamente a 14 de novembro de 1944, uma comissão formada pelo Dr. Gabriel Monteiro da Silva (Secretário de Estado de Municipalidades) e pelo Sr. Abelardo Vergueiro César (Presidente do Conselho Estadual de Bibliotecas e Museus) visitam Itatiba e, ao lado de outras autoridades, percorreram as diversas dependências da Prefeitura até a ‘Sala da Biblioteca’ como informou um jornal da época.
Deixando de funcionar a partir de 1946, a Biblioteca seria reaberta somente em 1967, e isso por conta dos pedidos de um grupo de alunas da antiga Escola Normal ao então prefeito Erasmo Chrispim. Chamado para reorganizar o acervo, o funcionário da Câmara Municipal José Ângelo Gori se encarregou da tarefa e, a 19 de Março de 1967 a Biblioteca Chico Leme reabriu nas salas inferiores do mesmo Paço Municipal Prefeito Roberto Arantes Lanhoso.
Posteriormente, a biblioteca seria deslocada para um imóvel na Rua Quintino Bocaiúva e depois para outro da Rua Campos Salles. Em 1984 foi transferida para uma das alas que compunham o Mercadão, ali permanecendo até 1999, quando voltou ao Paço, nas salas inferiores. Entre 2001 e 2007 ocupou parte da sede da Secretaria de Educação, na Praça da Bandeira, edifício do antigo Grêmio C.R.I. e, desde 2007, está instalada à Rua Armando Salles de Oliveira nº 17.
Serviço:
Biblioteca Municipal 'Chico Leme'
Endereço: Rua Armando Salles de Oliveira, 17 – Centro
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h; sábado, das 8h às 12h
Informações: (11)4594-5488 e 4594-5279
(Fonte: ACPMI)
Leia também:
Pela primeira vez auditório fica lotado em uma "Audiência Publica" (Vídeo)
Veja Mais noticias sobre Itatiba I