O número de brasileiros que viajaram ou que tem a intenção de viajar esse ano aumentou em relação a 2012. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Rio de Janeiro) em parceria com Ipsos indicou alta de 2,6 pontos percentuais, passando de 28,1% para 30,7%.
Já 68,2% dos entrevistados disseram que não viajaram ou que não pretendem viajar esse ano. No ano passado, o indicador era de 68,3%. Já o número que não sabe é de 1,1%.
Entre os que planejam viajar, as razões mais citadas para a viagem neste ano são lazer/férias (52,6%) e visita a parentes ou amigos (38,8%). Negócios ou motivos profissionais (9,1%) vêm na sequência. Já entre as opções de hospedagem, casa de parentes ou amigos vem em primeiro lugar, com 72,5% de adesão, seguida de hotel ou pousada (18,6%) e casa de veraneio (8,7%).
Entre os viajantes, o meio de transporte preferido é o carro, apontado por 46,8%. No ano passado, este percentual era de 42,5%. Em sentido contrário, ocorreu queda na intenção de viajar de ônibus, enquanto no caso de avião houve relativa estabilidade.
Mercado de trabalho
Sobre os dados, o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, explica que maior adesão a viagens, especialmente a lazer, é favorecida pelo crescente grau de formalização do mercado de trabalho brasileiro, que, entre outros fatores, permite um melhor planejamento do consumidor.
“Aqueles que aproveitaram o IPI reduzido para trocar de carro, por sua vez, têm oportunidade de usufruir do novo bem e ainda fazer uma viagem mais confortável que a de ônibus e mais em conta que a de avião.” (Fonte: Karla Santana Mamona/InfoMoney)
Leia também:
Vem ai a 5ª Cavalgada do Circuito das Frutas (Vídeo)
Veja Mais noticias sobre Turismo