O evento contou com a presença de jornalistas de todo o Brasil e de veículos internacionais. Participaram da coletiva de imprensa o ministro das Comunicações Paulo Bernardo, o presidente da Anatel João Rezende, Farès Nassar (CEO e fundador da On Telecom), Zaki Rakib (chairman e investidor) e Waldemar Szlezak (um dos diretores executivos do Soros Fund Management, do investidor George Soros).
Itatiba
Segundo a assessoria municipal, "Itatiba tem um papel importante na chegada da On Telecom ao Brasil, pois foi a primeira cidade do país a testar a tecnologia 4G de Internet
e hoje é o maior case de sucesso da empresa. “Quando a On nos procurou foi com satisfação que recebemos seus executivos que apontaram nossa cidade com um perfil ideal para os testes da Internet 4G...”, disse o Prefeito.
Com investimento inicial de R$ 500 milhões, a On Telecom iniciou suas operações em caráter de testes em março de 2013. Segundo a empresa, a história da On Telecom reflete, em todos os níveis, a obstinação de seus fundadores, Farès Nassar e Zaki Rakib. Dois sonhadores determinados a tornar real a mesma visão: levar a melhor experiência de acesso à Internet em alta velocidade à maior parte possível da população brasileira.
Cada um deles tem sua própria história marcada por grandes conquistas e inovação. Ambos tiveram contribuição fundamental para a primeira revolução digital no Brasil, quando, em meados nos anos 90, tornaram possível o cabeamento de banda larga em grandes cidades brasileiras. Alguns anos depois, participaram da introdução no Brasil dos primeiros modems de banda larga. Agora, juntos na On Telecom, dedicam-se a uma nova revolução: o lançamento da Internet 4G em regiões ainda carentes de serviço de qualidade.
Isto está em total sintonia com o atual chamado do Governo Brasileiro para que a iniciativa privada contribua com a ampliação rápida do acesso à Internet e o aumento da sua qualidade. Assim, a On Telecom foi a primeira a lançar Internet 4G no Sudeste brasileiro, no início de março de 2013, antecipando-se, inclusive, ao estabelecido como meta pela Anatel. Em tempo recorde, pouco mais de seis meses, a On Telecom implantou sua rede em algumas cidades em torno de Campinas, como Itatiba e Valinhos. Hoje, já são 3 mil assinantes em Itatiba (20% de market share)."
Ministro
Ainda conforme informa a assessoria de Itatiba, "Durante o evento desta terça-feira, 6, ao se referir aos investidores da On Telecom, o ministro Paulo Bernardo declarou que “é extremamente importante que um grupo com esta capacidade de investimentos e inovação esteja ampliando suas atividades no Brasil. A banda larga fixa no Brasil ainda é um grande desafio, com um espaço extraordinariamente grande a ser ocupado, graças, inclusive, ao crescimento da classe media”. E completou: “O Brasil é o quarto maior mercado em telecomunicações no mundo, mas as grandes empresas do setor ainda não enxergam a periferia. Estamos muito felizes com a chegada da On Telecom. Um choque de competição é sempre muito bom para o mercado. Este é o recado do Governo Brasileiro.”
Referindo-se ao pioneirismo da On Telecom ao usar a tecnologia 4G TD-LTE, o presidente da Anatel, João Rezende, afirmou: “Estamos muito satisfeitos com essa experiência bem sucedida da On Telecom, com o TD-LTE. Há um amplo mercado a ser explorado e uma demanda muito grande por mais qualidade e uma maior relação de confiança, pois muitas vezes o celular ainda tem dificuldades que esta tecnologia não tem. O usuário pode experimentar agora um novo fornecedor que oferece qualidade e, principalmente, um atendimento diferenciado das outras empresas”.
Zaki Rakib, chairman e investidor da On Telecom, abriu o evento reafirmando seu compromisso de investir cada vez mais no Brasil, ao dizer que “o Brasil é uma verdadeira terra de oportunidades, com sede de serviços e inovação”. E declarou: “Com o início das atividades da On Telecom, anunciamos uma nova revolução no Brasil: a banda larga sem fio. Banda larga é o caminho da prosperidade”.
O CEO da On Telecom, Farès Nassar, lembrou que “George Soros é um grande visionário. O fato de ele investir na On Telecom nos dá ainda mais confiança”. Ao ressaltar dados que mostram que o Brasil é a sexta economia mundial, mas ocupa o 79o lugar em penetração de banda larga fixa, alcançando apenas cerca de 10% da população, Farès afirmou que “há um grande espaço ainda a ser ocupado e é por isto que surge a On Telecom”. A On Telecom conquistou 20% de market share em apenas quatro meses na primeira cidade em que chegou, Itatiba (SP), fato inédito no mundo, segundo a Maksen Consulting. E Farès Nassar finaliza: “Isto reflete a enorme demanda reprimida a que viemos atender”."
4G TD-LTE
"Como provedor pioneiro de banda larga 4G, a On Telecom utiliza o que há de mais avançado hoje em transmissão de dados no mundo, a tecnologia TD-LTE (que tem maior capacidade de download do que a FD-LTE, utilizada pela telefonia móvel). Um modem sem fio gera uma rede Wi-Fi local de acesso à Internet em banda larga, com grande estabilidade. Entre seus parceiros e fornecedores, a Huawei, o maior fabricante mundial de equipamentos de telecomunicação, e a Cisco, líder mundial em redes que transformam o modo como as pessoas se comunicam.
Na primeira semana de setembro, a On Telecom lança plenamente sua operação comercial em Campinas (SP). Ao longo dos próximos anos, a On Telecom se propõe a fazer parte da vida de cerca de 10 milhões de pessoas, em 133 cidades do principal Estado brasileiro, São Paulo. Este universo inicial de atuação da On Telecom é consequente da aquisição da Sunrise Telecomunicações e do arremate dos lotes das áreas de DDD 12 e 19, no leilão de frequências 4G realizado pela Anatel em junho de 2012. A rápida implementação da rede foi incentivada com a participação do Soros Fund Management, de George Soros, que elegeu a On Telecom como sua primeira alternativa de investimento em 4G no mundo.
Com Centro Operacional em Campinas e sede em São Paulo, a On Telecom está com sua rede em plena expansão, onde deve cobrir, inicialmente, mais de 130 cidades e uma população de cerca de 10 milhões de pessoas, "segundo informa a assessoria municipal de Itatiba. (Fonte: ACPMI)
Fotos:
Coletiva de imprensa da On Telecom, que reuniu (da esquerda para a direita) Waldemar Szlezak (um dos diretores executivos do Soros Fund Management do investidor George Soros), Zaki Rakib (chairman e investidor), o presidente da Anatel João Rezende, o ministro das Comunicações Paulo Bernardo, João Fattori (Pefeito de Itatiba) e Farès Nassar (CEO e fundador da On Telecom)
Leia também:
Brasil tem a banda larga móvel mais cara da América Latina
Veja Mais noticias sobre Tecnologia