Segundo a assessoria municipal, "Cerca de 140 pessoas assistiram a esta única apresentação em Itatiba. O espetáculo faz parte da série Concertos Finamax e trouxe para o público Itatibense um repertório sedutor com interpretações virtuosas. No programa, obras de Nino Rota (o grande compositor preferido de Federico Fellini), Verdi, Paganini e Briccialdi.
Carbotta já se apresentou em importantes salas de concerto do mundo como solista de orquestras de câmara e sinfônicas (Sinfonietta de Israel, a Orquestra de Istambul, Orquestra Radiotelevisone e Cinema da China, da Orquestra Sinfônica do Cairo, a Orquestra Clássica da Madeira, Portugal, entre outras). Com um sopro que também privilegia o contemporâneo, Mario Carbotta é responsável por estrear obras dos compositores Pieralberto Cattaneo, Roberto Cognazzo, Cristobal Paola, Federico Ermir, Vittorio Fellegara, Gianluigi Gelmetti, Gianni Possio, Riccardo Piacentini, Alessandro Solbiati, Taglietti Stefano e Andrea Talmelli, algumas a ele dedicadas.
Dentro da sua atividade artística, Carbotta realiza uma pesquisa constante na redescoberta e valorização de compositores esquecidos, de significativa riqueza musical. Cuidou da revisão de publicações importantes, como as canções de Gianandrea Fioroni, Pietro Nardini, Peter Lichtenthal e Alessandro Rolla para editores Suvini Zerboni, Carisch e Rugginenti Berben.
Suas gravações incluem Nino Rota, Caspar Fürstenau de Lieder, os concertos completos para flauta e orquestra de Saverio Mercadante, e parte da produção de Pavia Alessandro Rolla (seis duetos para flauta e violino, oito quartetos, quintetos, sexteto e o Concerto para flauta e orquestra). Já ministrou cursos e masterclasses nos Estados Unidos, Itália, Polônia."
Carlo Balzaretti
Ainda conforme a assessoria, "Personalidade musical multifacetada, Carlo Balzaretti iniciou muito jovem a atividade como concertista. Iniciou os seus estudos musicais aos quatro anos com Franca Balzaretti, graduando-se em piano e composição no Conservatório de Milão com Alberto Mozzati, Paolo Bordoni, Angelo Corradini, Danilo Lorenzini e Azio Corghi, combinando estudos musicológicos, humanidades e regência. Vencedor de prêmios em várias competições nacionais (Osimo e Bolonha) e internacionais, incluindo como Maria Canals de Barcelona, onde foi o primeiro vencedor em 1982, em 1986 foi escolhido para representar a Itália como o único concorrente italiano, o Joung Eurovisão - competição de Músicos Copenhague. O pianista tem rodado o mundo com sua arte.
Em março de 1993, fez sua estreia no Kennedy Center em Washington, com a Sinfônica de Melos Orchestra. Além da carreira como solista, Balzaretti é autor de publicações de música adotadas pelos conservadores e escolas de música." (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Itatiba recebe a Orquestra Sinfônica de Campinas
Veja Mais noticias sobre Musica