“...graças ao trabalho dos professores voluntários que temos conseguido atender centenas de pessoas todos os meses. O voluntariado é uma das formas mais nobres de disseminação de conhecimento e pode mudar positivamente a vida das pessoas”, lembrou a Primeira-dama e Presidente do FSS, Profª Cássia Helena Benaglia Fattori.
Curso e Oficinas
Entre os cursos e oficinas oferecidos destaca-se o de Pintura em Parede, inédito, ministrado pelo professor voluntário André Luiz de Souza, do qual participam 33 alunos. Na última quinta-feira, dia 25 de julho, aconteceu a quarta das oito aulas que compõem o módulo que será finalizado no próximo dia 2 de setembro.
No curso, os alunos aprendem a preparar a superfície a ser pintada para garantir melhores resultados, além de novas técnicas e efeitos especiais e decorativos de como fazer texturas e acabamentos em grafiato etc. “O pintor que sabe fazer acabamentos diferentes acaba ganhando mais que aquele que simplesmente pinta paredes, porque tem muita procura por profissionais que saibam fazer grafiato, por exemplo”, garante André. A técnica dá a superfície da parede um aspecto mais rústico e personalizado, com ranhuras que conferem textura à pintura.
Segundo o professor, os alunos que procuram o curso nem sempre são pintores querendo se aperfeiçoar aprendendo novas técnicas. “Algumas pessoas querem aprender uma profissão ou simplesmente adquirir um novo hobby”, informou André. As aulas acontecem no Centro de Capacitação Solidária, Unidade Centro, e os alunos trabalham em chapas de MDF, nas quais aplicam a preparação, pintura e texturização. Mas, para o final do curso, o professor pretende utilizar paredes de algum prédio público ainda a ser definido, fazendo com que os alunos coloquem efetivamente em prática aquilo que aprenderam nas aulas.
Outros cursos
Além do curso de pintura, outras possibilidades de aprendizado que possam contribuir no orçamento mensal foram oferecidas, também gratuitas e proporcionadas pelo Fundo Social de Solidariedade, por meio do trabalho de professores voluntários.
Na segunda-feira, dia 22 de julho, 30 adolescentes do Programa ‘Cresça e Apareça, Bem-Vinda Adolescência’ participaram da oficina de Artes Plásticas, com a Professora Celina Nardi. As alunas são moradoras dos bairros Jardim Galetto, Parque San Francisco, NR ‘Dr. Luiz Matos Pimenta’, NR 'Porto Seguro' e Jardim das Nações.
Também na segunda-feira, dia 22 de julho, aconteceu a Oficina Arte em Vidro, ministrada pela professora Maria Helena Varanda Gasulla. Participaram da oficina, que aconteceu no Centro de Capacitação Solidária, Unidade Centro, 12 alunas.
Outra atividade bastante procurada é o Curso de Operador de Empilhadeira, cujas aulas práticas aconteceram no sábado, dia 20 de julho, e no domingo, dia 21 de julho, na Garagem Municipal da Prefeitura. O professor Sidnei Ferreira já está na sétima turma pelo FSS e ensina ao operador técnicas eficazes para o correto manuseio do equipamento, garantindo, assim, a segurança do operador, da máquina e dos materiais por ela transportados.
Na terça-feira, dia 23 de julho, foi a vez de 20 alunas do Centro de Capacitação participarem da Oficina de Penteados, com a cabeleireira Neide Tuon, do Studio Neide Tuon. A cabeleireira e sua equipe ensinaram as alunas a produzirem vários tipos de procedimentos como corte, escova e tratamentos, além de dar dicas sobre tinturas. Mayra Tuon, da equipe do Studio, orientou e maquiou as participantes dando dicas sobre técnicas e produtos.
Vagas abertas
O Centro de Capacitação Solidária está com inscrições abertas para cursos e oficinas. Na unidade Centro é¬ possível se inscrever para as oficinas de: Sonhos e Maria-Mole, Automaquiagem e Penteados, além dos cursos de Padaria Artesanal, Braille, Bordado Xadrez, Liderança e Inovação, Inglês Básico, Lingerie, Técnicas de Negociação – A Arte de Vender, Crochê, Italiano Básico, Espanhol Básico, Técnicas de Redação, Informática Internet e Qualidade de Atendimento ao Cliente.
Toda a população pode se inscrever nos cursos do FSS, basta ir até o Centro de Capacitação - Unidade Centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com o RG e um comprovante de endereço e preencher a ficha de matrícula. O FSS pede aos alunos a doação espontânea de um pacote de fraldas descartáveis no ato da inscrição.
Serviço:
Centro de Capacitação Solidária - Unidade Centro
Praça XV de Novembro, nº1, Centro (antigo Paço Municipal) –
Tel: (11)4534-3310 ou 4594-5126
(Fonte: ACPMI)
Leia também:
"No ranking do Atlas Brasil, Itatiba ocupa a 145ª posição," Confira!
Veja Mais noticias sobre Itatiba I