Itatiba esteve presente e participou sendo representada por 71 delegados, entre professores, formadores, coordenadores, inspetores de alunos supervisores e diretores de todas as escolas da rede municipal de ensino, além da Secretária da Educação, Profa. Dra. Fatima Polesi Lukjanenko, e do Diretor de Ensino, Prof. Alcides Castilho.
O tema da Conae nesta edição é ‘Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração’ e teve como objetivo apresentar diagnósticos, discutir propostas de melhoria e escolher os delegados que participarão da etapa estadual, que acontecerá em setembro, em Serra Negra. As deliberações resultantes da conferência estadual serão encaminhadas para a etapa nacional, em fevereiro de 2014.
Cláudia Cristina Leardini Grillo, Chefe da Educação Infantil de Itatiba, foi eleita para participar da etapa estadual e Maria Angélica Degani Oliveira, Chefe das Creches Municipais, foi escolhida para suplente de outro profissional eleito. “Na Conferência Estadual vamos defender o documento final cujos itens foram votados por todos e representam as necessidades comuns dos municípios participantes”, explicou Cláudia Grillo. “A Conferência é a oportunidade de os profissionais de educação e da população em geral decidir o que é melhor para a comunidade escola e para o país”, ressaltou a Secretária Profa. Dra. Fatima Polesi Lukjanenko.
Eixos temáticos
Participaram da reunião, que aconteceu no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal de Campinas, cerca de 1,1 mil pessoas de 49 municípios, sendo 893 delegados e 215 ouvintes.
Os eixos temáticos discutidos foram seis: ‘O PNE e o sistema nacional de educação: organização e regulação’; ‘educação e diversidade (justiça social, inclusão e direitos humanos)’; ‘educação, trabalho e desenvolvimento sustentável (cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente)’; ‘qualidade da educação (democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem)’; ‘gestão democrática (participação popular e controle social)’; valorização dos profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho’; e ‘financiamento da Educação, gestão transparência e controle social dos recursos’. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Site oferece cursos em português de melhores universidades do mundo
Veja Mais noticias sobre Educação