A apresentação conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Proac - Programa de Ação Cultural, em parceria com a Cidade de Itatiba.
A encenação de Alfaiataria de Gestos foi inspirada em um conto homônimo, escrito em 2011 por Roberto Alencar. O texto foi o ponto de partida para a construção da linguagem cênica e corporal do espetáculo. No conto, num ambiente insólito de uma Alfaiataria acontece o encontro entre duas figuras arquetípicas: um corpo vestido de imobilidade e um mítico Alfaiate de Gestos. O corpo, fragilizado e dependente, procura o alfaiate com o intuito de recuperar sua capacidade de gerar os próprios gestos.
Com traços surrealistas e partitura gestual inspirada em procedimentos característicos à função de um alfaiate – rascunhar, dobrar, desdobrar, riscar, cortar, alinhavar, provar, ajustar, costurar, passar, vestir – diferentes qualidades de movimento incitam caminhos inusitados na maneira de ocupar os espaços.
O foco da Incunábula Companhia reside na geração de uma linguagem que viabilize uma experiência sensorial e transformadora, tanto aos artistas envolvidos como ao público.
Dança
Alfaiataria de Gestos é um espetáculo de dança contemporânea em intersecção com as artes visuais, enfatizando o diálogo com o desenho e a escultura, que busca investigar e potencializar a capacidade que o homem tem de reinventar-se a todo instante. A construção dramatúrgica é motivada pela trajetória e transformação de um corpo esgotado - imobilizado pela falta de entusiasmo - em um corpo pleno de vontade criadora.
O lugar simbólico onde se passam os acontecimentos é o ateliê de um desenhista/escultor imerso em seu caótico processo de criação. Na tentativa de escapar de um bloqueio de sua criatividade ele conta com o estímulo performático de duas artistas do corpo. Os movimentos delas fazem brotar os gestos dele e vice-versa.
Sem uma narrativa linear, os intérpretes transitam entre as figuras de criador e criatura. Os corpos fogem da lógica cotidiana, inventando um mundo onírico de onde transborda seus mais inusitados afetos e sensações. Um mundo sem funcionalidades. Um universo povoado de intensidades e forças.
Os convites para o show são gratuitos. Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada. O Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, que encaminhará os donativos às entidades assistenciais da cidade, solicita que seja observado o prazo de validade dos produtos doados. Solicita-se também que o público esteja atento ao horário e a classificação do espetáculo.
Serviço:
Alfaiataria de Gestos
Sábado, 29 de junho, às 20h
Local: Teatro Ralino Zambotto – Rua Romeu Augusto Rela , 1100 – Bairro do Engenho
Convites: Distribuídos gratuitamente no Museu Municipal 'Padre Lima' (Praça da Bandeira, 122, Centro,
fone: (11)4524-1264), a partir da próxima terça-feira, dia 25 de junho, a partir das 9h. Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
(Fonte: ACPMI)
Leia também:
Oficina de Teatro pode "Transformar" pessoas, Veja como!
Veja Mais noticias sobre Teatro