Segundo a assessoria municipal, "Estiveram presentes cerca de 100 gestores escolares de Itatiba e de municípios da região para assistir ao relato da professora Ioliris Paes Alves, cuja direção mudou a realidade do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Glauber Rocha, localizado na zona Norte do Rio de Janeiro, classificado em primeiro lugar do IDEB do estado e em terceiro lugar no país, conforme divulgação feita no dia 14 de maio pelo Ministério da Educação.
Apesar de se localizar numa área bastante desfavorável e conflagrada, detentora de alguns dos piores índices socioeconômicos da capital fluminense, a referida escola conseguiu dar a volta por cima e se transformar numa das melhores escolas públicas do país, fruto das ações e iniciativas que ousou assumir, quebrando barreiras e paradigmas, resgatando centenas de crianças e pré-adolescentes, seu alvo mais indefeso, da alienante sedução midiática e do mundo da criminalidade."
“O trabalho realizado pela Ioliris no Ciep Glauber Rocha transformou não somente a realidade da escola, mas também toda a comunidade que a circunda, por isso seu relato é fonte de inspiração para todos os profissionais envolvidos na gestão escolar”, disse Secretária da Educação, Profa. Dra. Fatima Polesi Lukjanenko, na introdução à palestra.
“Quando eu cheguei àquela comunidade ninguém queria o Ciep, porque era uma área utilizada pelos moradores como campo de futebol e pelos traficantes de drogas. A nossa escola era invadida e depredada quase todos os dias. Ou seja, não foi um trabalho fácil, mas valeu muito a pena”, disse Ioliris.
Violência e drogas
Ainda segundo a Prefeitura de Itatiba, "A palestra aconteceu por meio do convite da Secretária da Educação e sugestão da Juíza de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Itatiba, Dra. Cristiane Amor Espin, que viu na reunião uma forma de apresentar aos municípios presentes soluções para o problema de comunidades escolares que se encontram em lugares com problemas com o tráfico de drogas e a violência.
Também estiveram presentes o Vice-prefeito Dr. Ariovaldo Hauck da Silva e o policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, o Soldado da PM de Itatiba, Alex Costa Ribeiro e o Cabo da PM de Louveira, Marcos Mathias Fernandes." (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Escolas municipais realizam atividades comemorativas ao Dia das Mães
Veja Mais noticias sobre Educação