Por ser produzido com certa antecedência, o ovo industrializado contém produtos químicos para conservá-los. Já os artesanais dão mais trabalho, mas no geral, são mais gostosos.
Páscoa é uma festa de cristãos e judeus. Ela lembra a ressurreição de Cristo, depois de ter sido crucificado. Para os judeus, ela lembra a fuga do Egito em direção a Israel. Para as crianças de todas as religiões, Páscoa é dia de chocolate.
Os ovos de Páscoa começaram a ser feitos com as fábricas de chocolate no final do século passado. Atualmente, eles são feitos por dois processos. O processo industrializado usa máquinas automáticas, que fazem do chocolate até a embalagem do ovo. Os ovos da marca Lacta e Garoto, por exemplo, são industrializados e sua fabricação começa no final do ano anterior à Páscoa. Por serem feitos antes, eles têm produtos químicos para conservá-los.
Já no processo artesanal, cada ovo é feito um a um, mas não dispensa as máquinas. Diz Mario Martins da Costa, 39, diretor da Ofner, que este "é um processo mais caro, mas sai um chocolate mais gostoso".
COMO SE FAZ OVO DE CHOCOLATE
Os ovos da Ofner têm origem húngara e não levam conservantes. Para fazê-los, o processo começa na "temperadeira", uma máquina que mexe o chocolate para deixá-lo cremoso.
Para ovos maiores, enche-se a fôrma de chocolate até a metade, vira-a de cabeça para baixo e deixa escorrer o chocolate dentro do congelador. O processo se repete até a casca atingir a espessura certa. As fôrmas dos ovos menores são colocadas numa máquina, que fica girando para fazer as casas de chocolate.
A embalagem é um processo manual. Os bombons vão entre as cascas do ovo, que são recobertas com papel alumínio. Aí se coloca papel celofane, fita e selo, para depois ir para a caixa. (Fonte: Folha)
Leia também:
Coisas que alguém nos devia dizer sobre "Margarina"
Veja Mais noticias sobre Curiosidades