A Associação Cultural Quilombo Brotas realizou no último sábado, dia 23 de março, um almoço especial em comemoração ao nono aniversário do seu reconhecimento como primeiro quilombo urbano do Brasil, pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.
Na oportunidade, foi lançada a pedra fundamental da construção do Centro Cultural do Quilombo Brotas, com a apresentação da maquete e do projeto arquitetônico, desenvolvidos pela Professora Jane Fassinari Fantinelli, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco (USF-Itatiba).
Estiveram presentes à cerimônia o Prefeito João Fattori e o Vice-prefeito Dr. Ari Hauck da Silva, acompanhados de Secretários Municipais. “.....comemoramos o aniversário do Quilombo Brotas, que é um dos poucos locais da resistência negra no Brasil e das tradições africanas”, salientou o Prefeito.
O apoio da cidade de Itatiba ao Quilombo foi lembrado pelo coordenador regional do Itesp, Afonso Curitiba do Amaral. “Agradecemos... Itatiba por suas políticas públicas voltadas ao social e por trazer energia e saneamento básico ao Quilombo. É através dessas parcerias que se torna possível a manutenção da terra e das tradições”, disse.
Segundo a assessoria municipal, "O evento durou o dia todo e contou com a apresentação de dança, capoeira, artesanato africano, apreciados por cerca de 130 pessoas. Também estiveram presentes representantes dos apoiadores do Quilombo: Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e USF, além de alunos do Curso de Pedagogia e de História da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp."
Almoço especial
Além da roda de jongo, tradicional dança africana creditada como uma das origens do samba, os quilombolas preparam um almoço especial, cuja renda será revertida para melhoria da cozinha do Quilombo. Foram vendidos cerca de 100 convites para o almoço, cujo cardápio foi composto por deliciosas comidas africanas (feijoada, bobó de camarão, vatapá e xinxim de galinha), servidas com caipirinha e doces de sobremesa.
De acordo com os organizadores, devido ao sucesso do evento, serão agendados outros almoços em breve, com opção de marmitex para quem não puder comer no local. Informações sobre os próximos eventos podem ser obtidas pelo telefone (11)(9)7646-8528, com a Dona Ana. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Inscrições abertas para 17 novos cursos e oficinas no FSS
Veja Mais noticias sobre Itatiba I