O evento celebra o Dia Nacional dos Museus, 18 de maio, e conta com a adesão dos museus e outros lugares de memórias, como arquivos, bibliotecas, casas de cultura, redes sociais, galerias, entre outros.
Neste ano, a 9ª Semana Nacional de Museus ocorre entre os dias 16 e 22 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno de um mesmo tema, Museu e Memória. Nos mais de três mil museus brasileiros, estão representadas memórias individuais e coletivas, familiares e étnicas, locais e nacionais, artísticas e científicas. O trabalho com a memória implica o reconhecimento do seu caráter seletivo, eletivo e, portanto, político.
O Museu Padre Lima participa com duas exposições: ’29 de Abril: em Itatiba a Liberdade’ e ‘Memória Redescoberta’. “Itatiba se antecipou e desde 29 de abril já expõe ao público as duas mostras que participam da 9ª Semana Nacional de Museus”, conta Paulo Degani, responsável pelo Museu Padre Lima.
29 de Abril
A exposição ’29 de Abril – Em Itatiba a Liberdade’ reúne objetos e documentos que mostram a vida cruel de um escravo e o processo de libertação ocorrido em Itatiba que culminou com o '29 de abril de 1888', data em que a cidade se viu livre da escravidão. Entre as diversas curiosidades, destacam-se as atas lavradas no dia 29 de abril de 1888. Sendo o original da primeira ata da Câmara Municipal e a segunda trata da proclamação da total emancipação de Itatiba, com relação ao escravo, escrita no Largo da Matriz – atual Praça da Bandeira.
Memória
A exposição ‘Memória Redescoberta’ resgata a memória da cidade através de quadros, fotografias e vídeos de paisagens e momentos significativos da história itatibense. São imagens que vão do final do século XIX ao final do século XX, algumas ainda sem identificação, um trabalho que pode ser realizado com o auxílio do púbico visitante. Estarão expostas, ainda, as tradicionais imagens do Salão Fotográfico do Museu Padre Lima.
As duas exposições seguem até 22 de maio. O Museu fica aberto ao público de terça à sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados e domingos, das 9h às 17h. Visitas monitoradas para grupos e escolas devem ser agendadas. O Museu fica na Praça da Bandeira, 122 –telefone 4524-1264. (Fonte: ACPMI)
As
opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade
pessoal do autor e não representam necessariamente a posição
do NJNews ou de seus colaboradores diretos.
Veja Mais noticias sobre Cultura