"Tal projeto teve início com uma turma de 15 alunos de Educação de Jovens e Adultos – EJA, em processo experimental, no segundo semestre de 2012, na Emeb ‘Profa. Isolina Pereira de Rosa’ (Jardim Salessi), tendo como resultado a formação profissionalizante e inserção de jovens no mercado de trabalho e seu sucesso resultou na criação do Nupeja e na ampliação do atendimento, com mais duas salas de aula, contando com 20 alunos por turma e totalizando 60 jovens.
A criação do Nupeja foi dada com a oficialização da parceria entre a Prefeitura e a Escola Senai ‘Luiz Scavone’, que já havia cedido bolsas de estudo para alguns dos alunos da EJA, no início do projeto.
Acordo
A assinatura do acordo foi realizada entre o Prefeito João Fattori e o diretor da unidade, Amélio Vieira Neto, que comemorou a disponibilização de cursos além das salas de aula da escola. “Hoje, as dependências da nossa escola estão completamente preenchidas, sendo assim, o espaço cedido pela Prefeitura torna possível disponibilizar o atendimento a mais alunos”, disse Amélio.
“Essa parceria entre o setor privado e o Poder Público é fundamental... Este é um importante passo que Itatiba dá rumo à inserção de mais profissionais capacitados no mercado de trabalho...”, ressaltou o Prefeito.
As aulas acontecerão diariamente no período da tarde com duração de quatro horas e os alunos de EJA, com idade entre 15 e 17 anos, são convidados pelos professores participantes do projeto.
Nesse acordo, o Senai se compromete a propor os cursos, contratar, controlar e pagar os docentes, disponibilizar material didático e de apoio, fornecer lanche e vale-transporte e emitir certificados de conclusão. A Prefeitura poderá propor outros cursos de acordo com o guia Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), deverá ceder o espaço para realização dos cursos, salas de aula completas, laboratório de informática e cuidará da limpeza e segurança do local.
Cursos
Todos os alunos que fizerem a EJA durante o período da tarde, através do Nupeja estarão matriculados no Senai e poderão escolher o horário em que farão o curso técnico, sendo possível optar pelo período matutino ou noturno. Em ambos os períodos, o aluno poderá escolher um entre os cerca de 30 cursos oferecidos pelo Senai, como auxiliar administrativo, desenho técnico mecânico, departamento de pessoal, auxiliar de operação de logística, operador de computador, recepcionista, torneiro, almoxarife etc.
De acordo com Amélio Vieira Neto, a intenção é futuramente estender a oferta dos cursos profissionalizantes para os demais estudantes da EJA, com certificação pelo Senai." (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Instituto Ayrton Senna proporciona formação á professores
Veja Mais noticias sobre Educação