Claudia Cruz é a fiel escudeira da atriz Juliana Alvez, principalmente em tempos de carnaval, quando a atriz se divide entre os compromissos da carreira e os ensaios na quadra da Unidos da Tijuca. Apesar de saber se maquiar sozinha, Juliana não abre mão dos cuidados da profissional por um motivo especial: conseguir que o make fique intacto durante as apresentações na escola e do início ao fim do desfile na Marquês de Sapucaí.
— O cuidado com a durabilidade é fundamental. Ela pode aparecer suada do pescoço para baixo, mas o rosto está sempre impecável — garante Claudia.
Para conseguir que o make não derreta em meio ao samba, Claudia conta que trabalha com material para cinema e TV, como o corretivo Dermacolor da Kryolan. E nada de base. Para completar a pele, uma película de pó translúcido HD da Make Up Forever dois tons acima da cor do rosto:
— O rosto, em geral, é mais branco. Ao colocar o pó mais escuro, consigo igualar com a cor do corpo dela.
A sombra, uma paleta da Sephora, e o batom também são de longa duração. Mas, o rímel, ao contrário do que se possa imaginar, não é à prova d’água:
— O uso contínuo dele pode prejudicar os cílios. Em tempos de carnaval, a Juliana faz até cinco eventos consecutivos ao longo da semana. Ao chegar cansada, depois dessa jornada, ela precisa remover a maquiagem, e como o rímel à prova d’água é mais difícil de tirar, ela pode acabar arrancando alguns fios. Isso sem falar no acúmulo de produto, que inevitavelmente, acaba acontecendo — explica Claudia.
O rímel de longa duração, adotado por ela, é fácil de ser retirado. Claudia garante que mesmo se Juliana tomasse um banho de chuva, não borraria. E para destacar ainda mais os olhos, a maquiadora aplica cílios postiços. Para a boca, o segredo é fazer o contorno com lápis. Só depois é passado o batom.
— Se ele sair, o lápis segura a cor da boca — conta Claudia, que sempre opta por um batom seco, com um pouco de brilho.
Gloss? Nem pensar! Segundo a maquiadora, ele sai com facilidade e não ajuda a fixar o batom. Brilho, aliás, é um quesito evitado na maquiagem de Juliana:
— Seria muito óbvio. Optamos por deixar o brilho nas roupas. Construímos um make forte, com três ou quatro tons a mais do que eu usaria numa madrinha, numa noiva, por exemplo, mas sempre pautado pelo ar chique — diz ela, ressaltando que na paleta de sombras estão o amarelo e o azul, as cores da escola.
Claudia conta ainda que a purpurina e o
glitter “saltam” com os flashes, produzindo um efeito feio nas fotos. O brilho no rosto da atriz vem apenas das sombras e do iluminador bronze, aplicado nas maçãs do rosto e na testa. O toque final é um fixador potente da Kryolan.
E,
caso o calor esteja grande nos ensaios, Juliana seca a testa com uma toalha de rosto. Segundo Claudia, o papel solta pedacinhos brancos, que prejudicam o visual. Já na avenida, não há como fazer esse retoque:
— Mas, também, não é preciso. O tempo de desfile é menor — lembra.
Juliana e Claudia se conheceram na novela “Duas Caras”, quando a maquiadora ajudava a fazer o cabelo da atriz. As duas têm os fios crespos em comum e acabavam trocando dicas sobre como manter os cachos bonitos. Há uns quatro anos, Claudia foi chamada para maquiar uma noiva. No dia do casamento, descobriu que tinha sido indicada por Juliana, que acabou recebendo os cuidados da profissional antes da festa. De lá para cá, não se desgrudaram.
— Fui estudando e aprendendo com ela a maquiar uma rainha — conta Claudia.
O resultado da parceria, a gente vai ver na avenida. (Fonte: Terra)
Leia também:
Veja como ser nerd pode render até R$ 5 mil por mês
Veja Mais noticias sobre Estilo de Vida