A ação acontecerá no Campo de Futebol da Igreja de Santo Antônio, no bairro Morro Azul (em frente ao Posto de Saúde), das 9h às 12h.
O evento abre o Calendário Ambiental Municipal 2013, cronograma de atividades voltadas a divulgar informações de cunho ecológico ao longo do ano, e a desenvolver campanhas de orientação em datas específicas como o Dia Municipal de Controle de Poluição dos Agroquímicos, que acontece na próxima sexta-feira, dia 11 de janeiro, alvo da campanha Campo + Limpo.
Objetivo
O objetivo da ação é coletar as embalagens vazias de defensivos agrícolas para evitar que eles sejam descartados incorretamente, comprometendo a saúde do trabalhador e o equilíbrio do meio ambiente.
As embalagens podem ser entregues semanalmente na cidade de Valinhos, mas a distância entre o campo e a unidade de recebimento dificulta o processo de descarte periódico. Uma evidência dessa dificuldade é o grande número de embalagens recolhidas na última campanha municipal, ocorrida no dia 25 de janeiro de 2012. Na ocasião, foram coletadas 4.097 embalagens de 1 a 80 litros cada.
Para que haja a adesão de todos os produtores itatibenses e o recolhimento do maior número possível de embalagens de produtos químicos, a Casa da Agricultura de Itatiba, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, irá visitar toda a zona rural do município para explicar a importância da campanha, garante a assessoria da prefeitura.
“A Prefeitura de Itatiba tem como uma das suas prioridades auxiliar o produtor rural, porque é ele que garante o fornecimento de alimentos para o município...”, lembrou o Prefeito Fattori.
Lei
A obrigação da destinação correta desse tipo de embalagem é regulamentada pela Lei Federal nº 7.802, de 11 de julho de 1989, e o Decreto nº 4.074, de 4 de janeiro de 2002. A Lei determina que os próprios comerciantes de agroquímicos realizem a recolha das embalagens, exigindo-se que, no ato da devolução, o produtor apresente a nota fiscal da compra do produto. Porém, nem todos os estabelecimentos comerciais e produtores cumprem o regulamento.
Procedimentos para o descarte
Antes de serem entregues para descarte as embalagens rígidas vazias devem passar pelo processo de tríplice lavagem, perfuradas no fundo e as tampas devem estar separadas. As embalagens flexíveis esvaziadas devem estar dentro de outra embalagem (plástica transparente de preferência). Não serão aceitas embalagens com resíduos ou restos de produtos.
Para realizar lavagem corretamente, esvazie totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador. Adicione água limpa à embalagem até ¼ do seu volume. Tampe bem a embalagem e agite por 30 segundos. Despeje a água de lavagem no tanque do pulverizador. Realize esta operação três vezes. Inutilize a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo.
Após a lavagem, o produtor deverá levar as embalagens até o Campo de Futebol da Igreja de Santo Antônio, no bairro Morro Azul (em frente ao Posto de Saúde), das 9h às 12h, onde a o material será recolhido e posteriormente dada a destinação correta, finaliza a assessoria municipal. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Brasileiros darão volta ao mundo para ver ameaça do plástico ao mar
Veja Mais noticias sobre Meio Ambiente