[-] [+]
Foram três dias de grandes emoções em Itatiba. "Mãe sofre. A gente fica ansiosa, nervosa, quer que acerte. É difícil segurar a emoção, mas é sempre um orgulho para a gente", contou Valéria de Carvalho Capeto, 36 anos, de Atibaia, que junto com a família acompanhava a participação da filha Giovana de 8 anos na final da IV Copa Estadual de Ginástica Rítmica. A Copa foi uma realização da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Itatiba. O evento aconteceu entre os dias 29 de abril e 1º de maio no Ginásio Municipal de Esportes 'José Boava'.
A Ginástica Rítmica envolve movimentos de corpo e dança de variados tipos e dificuldades combinadas com a manipulação de pequenos equipamentos. Nas rotinas de Ginástica Rítmica são ainda permitidos alguns elementos pré-acrobáticos, como rolamentos, entre outros.
Categoria A
A sexta-feira foi dedicada ao Congresso Técnico e aos treinos. A competição teve início no sábado. Dezessete equipes participaram das disputas na categoria A, que reúne atletas com até 10 anos.
Na apresentação em conjunto com mãos livres, a maior nota ficou com a equipe da PM Pindamonhangaba: 19,65. Fazem parte da equipe as ginastas Bárbar, Beatriz, Annelise, Lavínia e Graziela. No individual com bola, a ginasta Tainá Ramos dos Santos, representante da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mauá.
A campeã da categoria A foi Mauá com um total de 35,95 pontos, resultantes da soma das notas individuais e em conjunto. Em segundo lugar ficou Cotia, com 35,10 e Pindamonhangaba em terceiro, com 33,70.
Categoria B
Com a participação de 38 equipes, a categoria B, reuniu atletas de 11 a 14 anos. As apresentações aconteceram no sábado à tarde, no conjunto com mãos livres e no individual com arco. A equipe Finpec de Jacareí, composta pelas atletas Bianca, Sabrina, Rafaela, Byatriz e Milena, conseguiu a maior nota na apresentação em conjunto: 42,75. No individual, Maria Paula Davolos, de Araras, fez 19,85 e ficou na liderança. Resultado final após a soma das notas individuais e conjunto: Jacareí em primeiro, com 62,60 pontos; São José dos Campos em segundo, com 60,25 pontos; e Araras em terceiro, com 60,05 pontos.
Categoria C
No domingo, as atletas da categoria C, acima de 15 anos, se encontraram. Foram 18 equipes participantes. Na apresentação em conjunto com duas cordas e três arcos a maior nota foi para Ubatuba, com a equipe 1 da Jê Academia, composta pelas ginastas Alexia, Bruna, Giulia, Letícia e Milena. No individual com fita Ubatuba também ficou na liderança. A atleta Mayara Ferreira dos Santos marcou 21,45 pontos. Com esses resultados a cidade garantiu o título de campeã da categoria C, com 41,925 pontos. Mauá, com 36,225 pontos, ficou em segundo lugar, e Atibaia foi a terceira colocada, com 35,875 pontos.
Participação
Ana Lúcia Florence, 24 anos, e Bruna Simas, 21 anos, são técnica da equipe de Santos. Ana comenta como é participar das competições de ginástica rítmica: "estou acompanhando seis atletas da categoria B. Trabalhar com essas crianças é maravilhoso, é uma recompensa. É um trabalho que vem gerando bons resultados. Elas são o futuro da ginástica". Para o secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Itatiba, Luis Soares de Camargo, o evento foi um sucesso. "Já era esperado. Trata-se de um evento esportivo de destaque. Além da evidência que trouxe para Itatiba, a competição pode ser a semente para que esta modalidade se desenvolva na cidade", disse o secretário. (Fonte:ACPMI)
|
Veja Mais noticias sobre Esporte