Juntamente com a professora Maria Aguiar de França Lara, que deu suporte para a criação do seu texto, selecionado nas etapas escolar, municipal e regional, a aluna irá concorrer com outros 124 textos da categoria Memória Literária para a etapa nacional, que acontecerá em Brasília, entre os dias 9 e 10 dezembro. Helen e a professora Maria Aguiar participam entre os dias 12 e 14 de novembro do encontro regional na capital paulista para troca de relatos das experiências da participação no concurso, para o qual centenas de estudantes e professores se prepararam durante todo o ano.
“Estamos confiantes que o texto da Helen poderá vencer mais essa etapa. De qualquer modo já é um grande orgulho para a nossa escola ter o texto de uma aluna do ‘Eliete’ participando da semifinal”, salientou a professora Maria Aguiar.
A Secretária da Educação, Profª. Fatima Polesi Lukjanenko também comemora as vitórias já obtidas por Helen. “A Helen já é uma vencedora por ter sido uma das escolhidas em todo o país para representar a categoria de Memórias..”, disse a Secretária.
Os alunos e professores vencedores da semifinal receberão medalhas e tablets e a escola uma placa de homenagem. A vitória na final irá premiar 20 textos de professores e alunos com medalhes, notebooks e impressoras, e as escolas receberão 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.
Estarão presentes na semifinal a professora, a aluna com seus pais, e a Diretora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Elisângela Sales Teixeira.
Objetivos do concurso
A Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’ desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. O concurso tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’ tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Saiba como aproveitar exposições, música, dança e feira de livros em Itatiba
Veja Mais noticias sobre Educação