A regra é clara: o cliente sempre tem a razão. Mas isso não significa que todos os clientes são fáceis de lidar. Qualquer profissional que já passou pela área de atendimento ao cliente pode afirmar que muitos consumidores são mal-educados. Mesmo assim, a chave para um bom negócio é investir nessa área, pois, como diria o ditado “o bom filho à casa torna”.
Antes de se desesperar ou mandar embora seus profissionais, saiba que há técnicas que ajudam a desarmar clientes insatisfeitos e contornar a situação, não levando mais adiante, como perder para a concorrência.
Da água para o vinho
O CEO da Vendio, Mike Effle, mostrou ao site Small Business 10 dicas de como transformar uma situação ruim de atendimento ao cliente em uma oportunidade de alavancar seu negócio
, veja como:
Fale menos, escute mais: Effle fala que o primeiro - e mais importante - é saber escutar. Não discuta com ele ou tente cortá-lo e dar uma palavra final. Deixe o cliente falar, mesmo que você saiba o que ele vai dizer. Isso não quer dizer que você deva aceitar tudo, mas ao ouvi-lo, ele saberá que você se importa com o que ele diz.
Seja simpático: nada que um sorriso não desconstrua qualquer discussão ou raiva. Mas não é para fingir, é para literalmente se colocar mais no lugar dos clientes e pensar como melhorar seus problemas de forma mais fácil possível, se mostre interessado nisso. Como foi descrito na máxima acima: qualquer cliente quer ser compreendido.
Não altere seu tom de voz: não imite o comportamento do cliente e não se deixe alterar com seus gritos, comportamentos infantis e grosserias. Seu comportamento calmo e paciente refletirá sobre ele e vai ajudar a acalmá-lo. Também, como você vai abordar a situação calmamente, poderá resolver os problemas mais rápido e fácil.
Suponha que todos seus clientes estão observando: se é difícil manter a paciência, imagine que todos seus clientes estão vendo como você se comporta com um cliente. Esta é a impressão que você quer passar? Uma mudança de perspectiva pode fornecer os elementos necessários para segurar os “nervos” quando um cliente está abusando.
Saiba não desanimar: tenha em mente que a interação má sucedida de um cliente não é tipica da maioria deles, mas que você está lidando com uma exceção. Lembre-se que como em qualquer atendimento, dependerá também do outro lado.
Nunca leve para o pessoal: normalmente, as juras de morte de clientes extremamente nervosos não acontecem. Respire fundo e foca em seu objetivo: ouvi-lo e tentar procurar soluções. Lembre-se que responder a altura não vai solucionar nada e só irá agravar a situação.
Não perca o foco: além de não levar para o pessoal, analise que a frustração do cliente é por um produto ou serviço e não por você, então, não faça isso se estender ao seu atendimento. Seja gentil e tenha proatividade em ajudá-lo, não seja mais um problema para ele.
Você está lidando com seres humanos: todo mundo tem dia ruim, contas a pagar, brigas de relacionamentos ou uma maré de azar. Os atendentes precisam entender e saber enfrentar esses dias ruins e lidar da melhor forma possível com eles.
Se comprometa a retornar: veja a raiva que o cliente sentirá por esperar inutilmente um retorno do andamento do problema. Deixar quieto não o fará esquecer, muito pelo contrário, voltará com mais sede de vingança e raiva. Ligue para o cliente, fale se conseguiu resolver ou não e, em seguida, explique o motivo. Eles vão apreciar sua atenção, mesmo que seja para uma má notícia.
Anote os próximos passos: no final do atendimento, deixe o cliente ciente dos próximos passos e não esqueça de acompanhar depois. Cumpra suas promessas. (Fonte: Luiza Belloni Veronesi/Money)
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