No Brasil, mais de 6 milhões de jovens estão na universidade, sem contar os cursos técnicos e profissionalizantes. Fazer parte desse número é uma oportunidade muito mais acessível do que você imagina. Para transformar seu sonho em realidade, há vários tipos de bolsas de estudos incentivadas pelo Governo e por instituições privadas. Você pode ser a garota de sucesso e uma superprofissional! Para isso, conheça algumas dessas bolsas e corra atrás do seu futuro também!
Vestibular é a prova que os alunos fazem para concorrer a uma vaga na faculdade. Assim como a escola, existem faculdades particulares (que são pagas) e as públicas (instituições mantidas pelo Governo), além dos institutos federais.
Universidade pública: os vestibulares das universidades públicas no Brasil são provas que exigem muita dedicação e estudo do aluno. As faculdades são referência de ensino no país e costumam ser bem concorridas, mas não impossíveis! Se você está terminando o ensino médio e acha que não se dedicou tanto aos estudos até aqui, não se desanime! Para se preparar para essas provas, existem cursinhos pré-vestibulares que repassam os conteúdos. Eles custam entre 100 a 500 reais a mensalidade. Há também os cursinhos comunitários, que são tão bons quanto os particulares e não custam nada. Procure saber na Secretaria de Educação da sua cidade.
Universidade particular: as provas das faculdades privadas costumam ser um pouco mais fáceis que as públicas, porém o aluno precisar ter condições financeiras para pagar as mensalidades do curso. Muitas faculdades particulares dão bolsas de estudos para alunos de baixa renda que alcançam os primeiros lugares no vestibular. Para isso, estudo e dedicação são fundamentais! Se quiser saber mais, procure a faculdade que deseja fazer e pergunte se há programas de bolsas de estudos.
ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos superiores e de cursos de formação específica, em faculdades particulares.
Como funciona: para tentar uma bolsa você precisa primeiramente prestar a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Com o resultado da prova em mãos, você se inscreve no ProUni, dentro do período de inscrições. Lá, você escolhe a instituição e o curso que deseja fazer de acordo com a sua nota no ENEM. Em troca da bolsa, essas faculdades que aderem ao programa recebem isenção de impostos do Governo.
Para conhecer mais sobre o ProUni, acesse o
site.
Fies
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar estudantes de cursos superiores. É um empréstimo: ele paga a sua faculdade e você paga depois em parcelas longas e menores.
Como funciona: para se candidatar ao Fies, os estudantes já devem estar matriculados em uma faculdade particular, que já esteja cadastrada no programa. Porém, não são todos os cursos que fazem parte do financiamento. Se tiver interesse na bolsa, procure a faculdade que você deseja estudar e pergunte se ela faz parte do projeto.
Você também pode descobrir através do
site do FIES.
Sisu
Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa criado para usar a nota do ENEM em universidades públicas federais.
Como funciona: o projeto foi desenvolvido pelo Ministério da Educação e substitui o tradicional vestibular ou é usado como primeira fase da prova, a partir da sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Assim como o ProUNi, você escolhe a universidade e o curso a partir do seu resultado no ENEM. Quanto maior a sua nota, mais chances você terá.
Quer saber mais? Acesse
aqui a página do Sisu.
(Fonte: Ministério da Educação (MEC)/ Janaína Ferraz/Astral Love)
Leia também:
Inscrições abertas para exames de certificação de Fundamental e Médio
Veja Mais noticias sobre Educação