Cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino básico de Cosmópolis, com idade de 9 a 11 anos, puderam acompanhar nesta terça-feira, dia 21 de agosto, a peça teatral “Os meninos perdidos contra o Capitão Dengue e seus mosquitos”, que ensina de maneira lúdica os principais cuidados para a prevenção da doença e o combate ao agente transmissor, o mosquito Aedes Aegypti. As atividades fazem parte de uma parceria firmada entre a Concessionária Rota das Bandeiras e a Prefeitura da cidade.
Em 2011, Cosmópolis registrou 415 casos de infecção, tornando-se a cidade do Corredor Dom Pedro com o maior número de casos. Além do município, outras cinco cidades – Louveira, Mogi Guaçu, Paulínia, Atibaia e Campinas – assistirão a encenação teatral. “Nós fizemos um levantamento de quais cidades apresentavam, proporcionalmente, os índices mais elevados de proliferação da doença e propomos esta parceria para levar a informação às crianças”, explica o gestor de Responsabilidade Social da Rota das Bandeiras, Adherbal Vieira da Silva. A próxima apresentação ocorrerá em Louveira, no dia 28 deste mês.
Coordenador da Equipe de Controle da Dengue de Cosmópolis, Edmar Lopes de Almeida, acompanhou os pequenos e aprovou a iniciativa. “Da forma como foi passada a informação, com uma linguagem bastante lúdica e divertida, facilita muito o aprendizado das crianças”.
Um dos objetivos da parceria é que as crianças absolvam todo o aprendizado e coloquem em prática todos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Além disso, que elas sirvam como multiplicadores da informação, transmitindo o conteúdo recebido a pais, parentes e amigos.
É o que pretende fazer Stheicy Jheny Pereira Rodrigues, de 10 anos, aluna da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Florestan Fernandes. “Se nós queremos acabar com a doença, temos que fazer a nossa parte. Vou colocar terra na planta da minha mãe e ver se não há água parada no quintal da minha casa”, ensinou a pequenina.
Dengue – A dengue é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração ou vermelhidão no corpo.
A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar a reprodução do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para depositar os seus ovos. A regra é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Sete medidas preventivas para o controle do mosquito
1. Evite água parada
2. Mantenha totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios como tambores e barris
3. Fure pneus e guarde-os em locais protegidos das chuvas
4. Guarde latas e garrafas para que não retenham água
5. Limpe periodicamente calhas de telhados e marquises
6. Jogue quinzenalmente desinfetante nos ralos externos internos pouco utilizados
7. Não acumule latas, pneus e garrafas
(Fonte: Rota das Bandeiras)
Leia também:
Projeto de educação no trânsito fornecerá material didático no Corredor Dom Pedro
Veja Mais noticias sobre Trânsito