Com este resultado, o Brasil garantiu a classificação às quartas de final, pois chegou aos seis pontos e não pode ser mais alcançado por Nova Zelândia, sua última adversária na fase de grupos, e pelo Egito, rival na estreia. Egípcios e neozelandeses se enfrentaram mais cedo e empataram por 1 a 1. Agora, cada equipe possui um ponto.
Apesar da derrota, Belarus só precisa de um empate ante o Egito.
O JOGO
O Brasil encontrava dificuldades para penetrar na alta e bem postada zaga de Belarus. Inclusive, a média de 1,86m da seleção europeia era uma das preocupações do técnico Mano Menezes antes da partida.
Aos 7min, o pesadelo se tornou realidade. Kozlov cruzou na área e o brasileiro naturalizado bielorrusso, Renan Bressan, fez de cabeça.
E se Belarus usou um 'brasileiro' para marcar um gol no Brasil, a seleção respondeu com uma arma bielorrussa: a jogada aérea.
Aos 14min, Neymar cruzou com precisão na área e Pato levou a melhor na disputa aérea com o zagueiro rival. 1 a 1.
Curiosamente, Alexandre Pato (1,80m) ganhou a vaga de Leandro Damião (1,89m). Ou seja, o Brasil perdeu 9cm em relação à estreia contra o Egito.
No final do primeiro tempo, o Brasil tentou encurralar Belarus em seu campo de defesa, mas a falta de inspiração não deixou os brasileiros criarem chances de gol.
Na etapa final, a seleção começou mais acesa. Marcelo fez o goleiro bielorrusso Gutor trabalhar logo aos 5min.
Quatro minutos depois foi a vez de Politevich salvar Belarus. Pato ajeitou de cabeça para Oscar na marca do pênalti. O zagueiro tirou antes que o meia brasileiro concluísse.
O camisa 10 da seleção apareceu novamente em um arremate de fora da área defendido pelo arqueiro adversário.
Apesar do susto que Neto tomou em um cruzamento de Bressan na área, o gol brasileiro era questão de tempo.
O Brasil parou de apelar para os lances aéreos e passou a apostar nas jogadas individuais. Em uma destas tentativas, Neymar foi derrubado por Dragun na entrada da área. Ele mesmou cobrou a falta e virou o placar para a seleção. Um pouco antes do tento brasileiro, Ganso entrou no lugar do volante Sandro. E até o fim do duelo praticamente não tocou na bola.
Aos 39min, Lucas fez sua estreia nos Jogos ao entrar no lugar de Pato.
Aos 47min, Oscar ainda fez o terceiro tento brasileiro ao receber um passe de calcanhar de Neymar.
BRASIL 3 X 1 BELARUS
Brasil
Neto; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro (Ganso), Rômulo e Oscar; Hulk (Danilo), Neymar e Alexandre Pato (Lucas)
Técnico: Mano Menezes
Belarus
Aleksandr Gutor; Polyakov, Kuzmenok, Politevich, Kozlov (Gavrilovich); Dragun, Dmitry Baga, Aleksievich (Voronkov), Renan, Gordeichuk; Kornilenko (Zubovich)
Técnico: Georgy Kondratyev
Data: 29/7/2012, domingo
Local: Old Trafford, em Manchester (Inglaterra)
Gols: Renan Bardini (BLR), aos 7 min, Alexandre Pato (BRA), aos 14 min do primeiro tempo; Neymar, aos 20 min, Oscar, aos 48 min do segundo
Público: 66.212 pagantes
Cartões amarelos: Kozlov, Dragun (BLR)
Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão)
Auxiliares: Toru Sagara e Toshiyuki (ambos do Japão)
(Fonte: VINICIUS BACELAR/Inglaterra/Imagens TV Record/UOL)
Leia também:
Sarah Menezes,1º ouro da história do judô feminino do Brasil (Fotos)
Veja Mais noticias sobre Futebol