Na guerra entre os gigantes do Vale do Silício pelo mercado da tecnologia, o Google mostrou suas armas na semana passada, em San Francisco, no Google I/O, sua conferência anual para desenvolvedores de software.
O primeiro movimento foi colocar a marca no mercado de tablets, terreno dominado pela Apple e no qual a Microsoft também acaba de entrar, com o modelo Surface. Em parceria com a taiwanesa Asus, o Google lançou o Nexus 7, aparelho com tela de sete polegadas, menor e mais barato que um iPad –por US$ 199, deve concorrer com o Kindle Fire, da Amazon. A central multimídia é a Nexus Q, que se conecta à internet para reproduzir música e vídeo. Parece a Apple TV, mas é sincronizável com qualquer aparelho que tenha o sistema operacional Android.
Sincronia é uma palavra-chave nesse mundo high-tech, e o Google sabe disso: “Queríamos criar uma experiência única, e não uma série de produtos desconexos”, disse em San Francisco Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google. Assim, a empresa reforçou a integração entre seus softwares e ampliou a oferta deles para hardware: o navegador Chrome e o serviço de nuvem Drive ganharam versões para os produtos móveis da Apple, e a rede social Google+ está a caminho do iPad.
“Agora, em todas as plataformas e em todos os seus aparelhos, você pode viver on-line na nuvem, sem problema”, disse Sundar Pichai, vice-presidente de Chrome, ao mostrar como o navegador usa recursos do Drive para reaparecer igual no seu desk-top, tablet ou smartphone.
É uma estratégia para “prender” o usuário no mundo Google. Nela, a rede social, que ainda não decolou, tem um papel importante. Novos aplicativos foram apresentados para o Google+, incluindo um para tablets mais elegante que o do Facebook.
Outra área em que o Google correu atrás do prejuízo foi a dos assistentes virtuais. Jelly Bean, nova versão do sistema Android, tem um serviço de voz melhorado, para concorrer com o Siri, da Apple.
SCI-FI
Mas foi com o projeto Glass que o Google pareceu estar mais perto do futuro. Pelos andares do centro de convenções Moscone, em San Francisco, executivos da empresa circulavam usando os óculos, que permitem fazer vídeos e fotos, transmiti-los em tempo real e checar notificações -tudo sem usar as mãos.
Vic Gundotra era um deles. Questionado pela reportagem, ele contou que o aparelho cansa os olhos após muitas horas de uso e que chegará ao público “daqui a dois anos, talvez um ano e meio”. Por enquanto, só os desenvolvedores que estavam no Moscone puderam encomendar um, por US$ 1.500 e promessa de entrega no início de 2013.
O Glass, se não ficar só no protótipo, parece sintetizar aquilo que, segundo Gundotra, está no espírito do Google: “um saudável desrespeito pelo impossível”.
NEXUS 7
Produzido pela Asus, o primeiro tablet que leva a marca do Google não tem previsão de chegada ao Brasil. O preço inicial (US$ 199) é o mesmo do concorrente direto Kindle Fire e menos da metade que o do modelo mais simples do novo iPad (US$ 499 nos EUA).
GOOGLE GLASS
Os óculos futuristas, que permitem fazer vídeos e fotos, transmiti-los em tempo real e checar notificações sem usar as mãos, entraram em pré-venda apenas para participantes do Google I/O. O preço é alto (US$ 1.500), e os aparelhos só serão entregues no começo do ano que vem.
GOOGLE MAPS
O aplicativo para Android agora permite baixar mapas para uso off-line. O recurso está disponível em mais de 150 países, mas não no Brasil –e não há previsão de quando ele chega por aqui.
CHROME
O navegador de web ganhou versão para iOS (iPad, iPhone e iPod touch). Ao associar o programa à sua conta do Google, é possível ver abas abertas em outros dispositivos, como computadores e celulares, e sincronizar favoritos e senhas salvas.
JELLY BEAN
Com lançamento previsto para meados de julho, a versão 4.1 do Android, de codinome Jelly Bean (jujuba), traz ganhos de performance e notificações mais completas, entre outras melhorias.
- Entrada de texto: O teclado prevê a próxima palavra que o usuário vai digitar, e a escrita por voz em inglês pode ser feita sem conexão à internet
- Voice Search: Em resposta ao Siri, da Apple, a busca de voz agora responde a perguntas com um cartão que mostra informações resumidas
- Google Now: Sem que o usuário pergunte nada, o aparelho exibe informações como a temperatura, o trânsito até o trabalho, o horário do próximo trem e o placar do jogo de seu time
DRIVE
Documentos agora podem ser editados sem conexão à internet, e o serviço de armazenamento on-line da empresa ganhou aplicativo para iOS.
GOOGLE+
Ganhou aplicativo para tablets com Android, e a versão para iPad chega em breve, segundo o Google. Os eventos criados na rede social passam a ser integrados ao Google Agenda. Durante uma festa, por exemplo, os convidados podem atualizar a página com fotos em tempo real. (Fonte: Folha Online/ FERNANDA EZABELLA)
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