Os adolescentes, que a partir de agora, quando planejarem seu futuro, têm o Centro da Juventude como um aliado. “..transformamos em um local voltado para o jovem. O Centro da Juventude é uma mão estendida para o futuro de Itatiba”, disse o Prefeito João Fattori.
A inauguração contou com a presença do Prefeito Fattori, da Primeira dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Cássia Helena Benaglia Fattori, do Secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, demais secretários, autoridades e funcionários municipais e a comunidade em geral.
Como funciona
O espaço funciona no antigo Centro Comunitário do NR 'Afonso Zupardo', que foi totalmente reformado. O espaço é direcionado aos jovens de 15 a 24 anos que participam dos programas Projovem e Ação Jovem e atenderá a demanda da região e também receberá encaminhamentos de outros bairros. O Centro da Juventude conta com salas de informática e orientação social e um amplo espaço para a realização das oficinas e está localizado na Praça Marechal Castelo Branco, 14. “..Vamos fornecer ferramentas para que ele (jovem) planeje seu futuro, busque por uma profissão e se desenvolva como indivíduo”, disse o Secretário Mauro Delforno.
Homenagem
O Centro da Juventude recebeu o nome de Elisa Amélia Franco em homenagem a uma pessoa que sempre se preocupou e se dedicou à juventude, participando ativamente dos Encontros de Jovens. Segundo a assessoria municipal, “A homenagem emocionou a família de Elisa. “É muito bom saber que as pessoas ainda se lembram da Elisa, ainda pensam nela. Principalmente por seus atos, por sua dedicação ao próximo”, disse Lurdes Franco, mãe de Elisa. Após a benção do Monsenhor José Antonio de Carvalho, companheiros de Elisa do Coral dos Encontros de Jovens Católicos da Basílica Nossa Senhora do Belém,... se reuniram para cantar louvores que evocaram lembranças de Elisa, fazendo da inauguração um momento ainda mais especial. “
Cursos
As atividades no Centro da Juventude tiveram início no dia da inauguração, com uma apresentação do grupo de dança Soldiers. No espaço, serão oferecidas oficinas de esportes, informática, história em quadrinhos, street dance, hip hop, teoria musical, unha artística e outros, além de orientações profissionais e sociais. Nestor Lampros, formado em letras com pós-graduação em arte e educação, trabalha com desenho e quadrinhos desde 1996 e vai preparar os jovens interessados neste mercado de trabalho. “Vai ser um curso abrangente. O aluno que participar do curso terá informações sobre a linguagem e a história dos quadrinhos, noções sobre desenho, anatomia, perspectiva, claro/escuro e tudo mais. Este curso pode ser o começo de uma carreira profissional nesta área, o mercado está aberto. É uma oportunidade que a Prefeitura está disponibilizando de graça e que enriquece a cultura da comunidade. E tem outros cursos interessantes”, disse Nestor.
Como participar
Os cursos são destinados preferencialmente aos participantes dos programas Projovem e Ação Jovem, mas havendo disponibilidade de vagas podem participar qualquer jovem de 15 a 24 anos.
Para mais informações, basta procurar o Centro da Juventude na Praça Marechal Castelo Branco, 14, ou pelo telefone 4487-2747.
Projovem
O Projovem é um programa federal destinado a jovens de 15 a 17 anos, que estão estudando. No programa são trabalhados através de dinâmicas e atividades temas como profissionalização, artes, meio ambiente, orientação sexual e outros. O programa Ação Jovem objetiva promover a inclusão social de jovens, mediante a transferência de renda, como apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da escolaridade básica e tem como público alvo Jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os sexos, com ensino fundamental e/ou médio incompleto e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Arraiá de São Pedro já tem programação definida
Veja Mais noticias sobre Itatiba I