A Semana do Meio Ambiente terminou no último domingo, dia 17 de junho, com uma caminhada ecológica que saiu do Parque Luís Latorre reunindo cerca de 80 pessoas de todas as idades num percurso de 10 km que acabou na Fazenda Chapéu do Sol. O evento contou com o apoio das academias R4, Spazio Fitness, NaAtiva,Ecofitness, Inove, Bicicletaria Bike Croys e Flexnutri. “...esses eventos serviram justamente para despertar o interesse pelo tema, para que a pessoa comece a se questionar e se envolva com essa luta”, disse o Prefeito João Fattori. “Sempre fiz exercício físico. Minha filha que geralmente participa desses eventos foi quem me trouxe. Com esse passeio, onde vemos as matas, dobra nosso interesse pelo meio ambiente. Isso incentiva a gente”, disse Onofre Marciano, 74 anos, morador da Vila Capeletto.
O grupo de escoteiros Desbravadores também participou da caminhada com cerca de 40 pessoas. Daniel de Souza Mariano, 28 anos, que é conselheiro do grupo conta: “Trabalhamos com adolescentes de 10 a 15 anos, desenvolvendo a parte física, mental e espiritual. Nós também trabalhamos a preservação da natureza. Com um dos requisitos que eles têm que cumprir é uma caminhada de 8km, estamos aproveitando este evento”.
Retrospectiva
De acordo com a prefeitura, A Semana do Meio Ambiente da Cidade de Itatiba ..”movimentou mais de 5 mil pessoas. A programação de eventos diversos começou no dia 10 de junho, com a peça teatral ‘Uma Jornada Pela Água’, que reuniu o grupo de flautas ‘Música, Doce Música’ e o Coral Itavoz. A apresentação foi vista por cerca de 300 pessoas. No dia 11 de junho, cerca de 330 pessoas, entre elas diversos estudantes da Eja – Educação de Jovens e Adultos, participaram do Ciclo de Palestras no Teatro Ralino Zambotto.” Em uma parceria com o Cine Millenium, foram realizadas seis sessões gratuitas do Cine Ambiental, com o filme ‘O Loraz – em Busca da Trúfula Perdida’. Participaram 450 pessoas entre alunos da rede pública municipal e público em geral, entre os dias 12 e 14 de junho.
O Fórum Temático do PEA-Gascar - Programa de Educação Ambiental do Gasoduto Campinas-Rio, reuniu no dia 13 de junho cerca de 50 gestores públicos de toda a região para discutir a educação ambiental. No mesmo dia, aconteceu a Aldeia Ambiental, com a participação de 140 alunos da rede municipal de ensino.
No dia 14 de junho teve o Desafio Ecogrupos. O evento aconteceu no Ginásio do Centro de Convivência 'Ângela Lygia Parodi Scavone' no Jardim Vitória, com a participação de cerca de 70 alunos do 6º ao 9º ano participantes do projeto Ecogrupos. À noite, o grupo ‘A Quatro Vozes’ se apresentou para cerca de 30 pessoas no Teatro Ralino Zambotto.
Ainda segundo a assessoria municipal, “A tradicional doação de mudas que estava marcada para o dia 5 de junho, mas por causa da chuva foi transferida para o dia 15 de junho. Foram 12 mil mudas entregues. Com uma média de três mudas doadas para cada pessoa, estima-se que no mínimo 4 mil pessoas participaram do evento. No mesmo dia, o teatro itinerante Buzum visitou a cidade. Em suas seis apresentações, o Buzum recebeu 203 pessoas. “Parabéns á comunidade pelo envolvimento e participação. Que essas pessoas se transformem em multiplicadores para juntos despertarmos a consciência ecológica em todos os Itatibenses”, destacou o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Roberto Ferrari.” (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Jovens do Porto Seguro desenvolvem horta vertical
Veja Mais noticias sobre Meio Ambiente