A primeira etapa desta campanha está relacionada à questão dos resíduos sólidos (lixo) e compreende ações educativas destinadas ao público interno. Simbolicamente, na recepção da sede administrativa da Unimed Itatiba, foi colocado um banner para indicar o início das atividades.
Além disso, após a apresentação do projeto, um funcionário de cada departamento recebeu uma caixa verde, onde deverão ser depositados papéis gerados dentro do ambiente de trabalho para incentivar sua reutilização. Também serão fixados cartazes, em locais de fácil visualização, destacando a necessidade da reciclagem.
“É importante que façamos uma criteriosa separação de tudo aquilo que jogamos fora, pois muito se pode reciclar, reduzindo consideravelmente a quantidade do lixo a ser coletado. Para nós, consumo consciente significa consumidor responsável e ambientalmente correto”, destacou a responsável pelo projeto, Alessandra Pavan Guerra, da área de Responsabilidade Social da cooperativa.
Finalizada esta primeira etapa, as ações serão ampliadas para estimular a redução do consumo dos recursos elétricos e hídricos.
A campanha
O ícone escolhido para a campanha foi uma gota com o planeta dentro, remetendo à economia e utilização consciente de todos os recursos que permeiam a sobrevivência do homem na Terra e, consequentemente, à sustentabilidade. O objetivo é pensar na água, nos alimentos, na energia, nos resíduos, no consumo, no transporte, na sociedade e nas florestas como se fossem gotas de um vazamento que só depende de nós para ser solucionado.
“Estamos certos de que este trabalho contribuirá para modificar a consciência das pessoas, deixando claro que qualquer ato de consumo precisa ir além de suas necessidades particulares: deve ser um ato transformador, um exercício de cidadania e de responsabilidade social”, apontou a assessora da diretoria, Cristina Castro.
Ações
Posteriormente, a Unimed Itatiba vai desenvolver outras ações, como palestras e parcerias com entidades ligadas à temática ambiental, especialmente com relação aos resíduos sólidos, a fim de contribuir para o desenvolvimento local sustentável das cooperativas e dos catadores de lixo.
O projeto contempla ainda a disseminação do gerenciamento adequado dos resíduos de serviços de saúde para os recursos próprios, consultórios, clínicas e prestadores de serviços vinculados à Unimed Itatiba.
Por último, será difundida junto aos beneficiários a importância do correto descarte de medicamentos vencidos, colaborando para a preservação do meio ambiente e promoção da saúde. (Fonte: Unimed)
Leia também:
Semana Meio Ambiente - Veja a programação completa!
Veja Mais noticias sobre Meio Ambiente