Assim como no ano passado, a Praça da Bandeira, centro de Itatiba, se transformará em uma verdadeira casa de espetáculos. Serão dois dias com atrações culturais de toda a região. O evento contará com apresentações de dança e grupos musicais de vários estilos em um ambiente preparado para o evento deste porte.
Segundo a assessoria municipal, “A expectativa é de que a Re Virada repita o sucesso de 2011, quando mais de 7 mil pessoas passaram pela Praça da Bandeira para conferir o evento.. O ideal é chegar cedo para acompanhar as atrações desde o início. Uma boa dica é aproveitar para dar uma olhada na Oficina de Hip Hop que acontece no sábado, dia 12 de maio, a partir das 9h30, no Solo das Artes do Museu 'Padre Lima'.
Confira as atrações que a Re Virada 2012 em Itatiba:
Limão Brasil
O domingo, dia 13 de maio, começa ao som da banda Limão Brasil de Itatiba. O show começa às 10h. Formada por Nando.br (voz e violão), Alexandre Mindu (baixo), Hélcio (teclado e gaita) e Renato Lanza (bateria), a Limão Brasil busca valorizar a cultura brasileira por meio de sua música. A banda já teve outros nomes e outras formações, mas desde agosto de 2009, quando os quatro se reuniram para realizar o espetáculo ‘Brasileiríssimos’, tomaram gosto pela sonoridade verde e amarela e decidiram embalar nos dissonantes acordes brasileiros. As letras, sempre bem humoradas, tratam da vida cotidiana, do amor e a descontração.
Orquestra de Viola Caipira
Mais música de raiz às 13h, com a apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Indaiatuba. O grupo foi formado no ano de 2007. Composta por alunos da oficina de Viola Caipira da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba, a Orquestra possui direção e regência do professor e músico Zé Murilo.
Banda Zatt
A Banda Zatt de Valinhos se apresenta às 15h. Formada por amigos de escola em 2010, a Zatt vem evoluindo a cada show. O grupo já conta com cinco músicas próprias e procura ter um repertório sempre atualizado. Já se apresentaram na Festa do Figo de Valinhos em 2011 e 2012, abriu o show da banda Glórias no Orion Club e já passaram por diversas cidades da região, como Campinas e Sumaré. A banda é formada por Guilherme Almeida – vocal, Caique Rodrigues - guitarra solo, Rafael Cesch - guitarra base, Bruno – baixo e Diguinho - bateria.
Música, Doce Música
O grupo Infanto-Juvenil de Flautas Doce de Itatiba se apresenta às 16h do domingo. O grupo é resultado das atividades do projeto de educação musical ‘Música, Doce Música’, desenvolvido pela Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria de Educação. O objetivo do projeto é oferecer às crianças e jovens da cidade um espaço para a prática musical coletiva. Seu foco principal é o aprendizado da flauta doce, contudo, esse aprendizado acontece no contexto da prática do canto de canções do cotidiano dos alunos, o que contribui para que os integrantes sintam-se fazendo música desde a primeira aula, e não só realizando um treinamento musical. O repertório do grupo inclui peças de música popular brasileira, folclóricas, étnicas e eruditas. O projeto atualmente atende crianças e jovens entre 5 e 16 anos e conta com 250 alunos de todas as escolas da cidade. O grupo tem a regência e coordenação de Simone Benedetti e é acompanhado pelos músicos Rafael Kuhl no violão, Leila Ferreira no violoncelo e Giovana Rela no violino.
Johnny Voxx
Johnny Voxx sobe ao palco às 19h para fechar a Re Virada de Itatiba com um trabalho diferenciado, que inclui country, blues e rock 'n' roll]. Seu objetivo é levar ao público a boa música que anda esquecida pelas novas gerações. O repertório trabalhado cuidadosamente conta com clássicos de Johnny Cash, Willie Nelson, Creedence Clearwater Revival, John Fogerty, Alan Jackson, Elvis Presley e Metallica. Johnny Vox faz shows em bares, clubes, encontro de motociclistas e festas particulares por todo o país e até mesmo fora dele.
Re Virada
A Re Virada Regional é um projeto que teve início em 2010 e reúne 18 cidades da Região Metropolitana de Campinas. O evento surgiu como uma versão regional da Virada Cultural Paulistana, com o intuito de promover artistas regionais, estabelecendo um intercâmbio entre as cidades, fortalecendo a arte local e realizando espetáculos que traduzem melhor a realidade da região.
Os resultados são o incentivo aos novos talentos, a ampliação do leque de opções culturais para o público e a melhoria da qualidade da produção cultural da região. A escolha dos participantes é feita em comum acordo entre a cidade sede e os municípios participantes.
Serviço: (Programação completa)
Sábado, 12 de maio
- 10h – Ballet Moinho das Artes de Itatiba
- 10h30 – grupo de dança Toque de Alma de Americana
- 11h – Grupo Municipal de Dança de Nova Odessa
- 13h – Orquestra de Violeiros de Americana
- 15h – Mosaico Brasileiro, grupo musical de Jaguariúna
- 17h – Violeiros de Itatiba
- 20h30 – Arrasta-Pé Violado Yassir e Rodrigo Sater
Domingo, 13 de maio
- 10h – banda Limão Brasil de Itatiba
- 13h – Orquestra de Viola Caipira de Indaiatuba
- 15h – Banda Zatt de Valinhos
- 16h – Música, Doce Música de Itatiba
- 19h – Johnny Voxx de Itatiba
Local: Praça da Bandeira
Aberto ao público
Classificação: livre
(Fonte: ACPMI
Leia também:
Veja as atrações de sábado (12) da Re Virada Cultural em Itatiba
Veja Mais noticias sobre Cultura