Assim como no ano passado, a Praça da Bandeira, centro de Itatiba, se transformará em uma verdadeira casa de espetáculos. Serão dois dias com atrações culturais de toda a região. O evento contará com apresentações de dança e grupos musicais de vários estilos em um ambiente preparado para o evento deste porte.
Segundo a assessoria municipal, “A expectativa é de que a Re Virada repita o sucesso de 2011, quando mais de 7 mil pessoas passaram pela Praça da Bandeira para conferir o evento.. O ideal é chegar cedo para acompanhar as atrações desde o início. Uma boa dica é aproveitar para dar uma olhada na Oficina de Hip Hop que acontece no sábado, dia 12 de maio, a partir das 9h30, no Solo das Artes do Museu 'Padre Lima'.
Confira as atrações que a Re Virada 2012 em Itatiba:
Moinho das Artes
O sábado, dia 12 de maio, começa com a apresentação do Ballet Moinho das Artes de Itatiba, às 10h. O grupo formado por 26 crianças e adolescentes do Projeto Moinho das Artes apresentará uma versão compacta do espetáculo inspirado na minissérie da televisão brasileira ‘JK’, de Maria Adelaide Amaral, e nos livros ‘O Brasil de JK’, de Angela de Castro Gomes, e ‘Anos JK’, de Wander Melo Miranda. Por meio da dança e da arte cênica, as crianças e adolescentes, com idades entre quatro e dezoito anos, irão apresentar a história da construção de Brasília e os principais fatos ocorridos na época. O espetáculo já foi apresentado no Teatro Ralino Zambotto no final de 2011 e na Festa do Caqui & Cia 2012. A elaboração aconteceu ao longo do ano de 2011 e contou com a participação dos alunos por meio de pesquisas, aulas expositivas e discussões sobre o tema de maneira a destacar esta importante etapa da história do Brasil. O figurino da atração é caracterizado pelos trajes de época e a trilha sonora movida pela música popular brasileira, passando pelo choro, a novidade da bossa-nova e a febre da jovem guarda.
Toque de Alma
Na seqüência, às 10h30, se apresenta o grupo de dança Toque de Alma, de Americana. Originado no Projeto Arte na Praça da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, o grupo de dança Toque de Alma teve sua formação no ano de 2002 e tem se apresentado em Americana e região ao longo desses anos. Sob coordenação da bailarina e coreógrafa Maraísa Caçador, o grupo já se apresentou com grande sucesso na Re Virada 2011 de Itatiba. As alunas desse projeto participam de aulas aos sábados e domingos no Centro de Cultura e Lazer de Americana, se aprimorando para mostrar ao público seu amor pela dança.
Grupo Municipal de Dança de Nova Odessa
Às 11h mais dança com a apresentação do Grupo Municipal de Dança de Nova Odessa. O grupo foi fundado pela professora Rose Blanco com a proposta de atender amantes da arte da dança, independente da condição financeira ou posição social. Iniciou-se de forma voluntária, contando com dez bailarinos na sua concepção inicial. Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 150 integrantes de 4 a 80 anos. O Grupo Municipal de Dança é um grupo voltado para apresentações e tem viajado por toda a região, representando Nova Odessa.
Orquestra de Violeiros de Americana
A música de raiz é o destaque na apresentação das 13h. Fundada em 15 de junho de 2010 pela Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, a Orquestra de Violeiros conta com 25 integrantes e mais de 50 canções incluindo clássicos da música raiz em seu repertório. Sob regência de Bruno Paparotti, fez diversas apresentações em eventos de Americana e em cidades da RMC. Esta é a segunda visita à Itatiba da Orquestra que vem mantendo viva a cultura do interior paulista.
Mosaico Brasileiro
Às 15h sobe ao palco da Re Virada de Itatiba o grupo Mosaico Brasileiro, de Jaguariúna. A banda é composta por sete artistas, residentes nas cidades de Jaguariúna, Pedreira e Amparo. Foi idealizada em 2009 e a formação atual vem desde 2010 apresentando-se em diversos eventos, festas, festivais e casas de shows na região Metropolitana de Campinas e São Paulo, Circuito das Águas, Litoral Paulista e outras.
Tendo como principal objetivo a divulgação de suas composições e a interpretação de compositores reconhecidos nacional e internacionalmente que fizeram marco na geração atual e em gerações passadas, o Mosaico Brasileiro busca dar continuidade ao desenvolvimento da música brasileira e resgatar estilos, gêneros e influências que hoje aparecem com pouca intensidade no cenário musical.
Possuindo vários compositores e multi instrumentistas, o Mosaico Brasileiro se destaca pela reunião de letras com diversos temas que incitam a reflexão humana e também pelo som extraído dos vários instrumentos utilizados nas apresentações. Além da rotatividade e dinâmica dos instrumentistas e cantores, a banda conta com originais arranjos melódicos, harmônicos e coral de voz (backing-vocal). O contraste se dá quando elementos percussivos típicos e efeitos misturam-se à pitada clássica dos metais de sopro (saxofone, trompete e trombone), que ganham corpo, intensidade e energia com a ‘cozinha’ formada por bateria, contra-baixo, violão/guitarra e teclas, intercalando nuances suaves e agressivos, considerando sempre a harmonia musical.
Violeiros de Itatiba
Os Violeiros de Itatiba se apresentam às 17h. O grupo de Violeiros de Itatiba, que almeja a formação da Orquestra de Violeiros de Itatiba, começou a ser formado no ano de 2009, através de uma parceria entre o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com o Sindicato Rural de Itatiba, que através de um projeto, denominado Cavalgada Rural, ofereceu aos cidadãos Itatibenses um curso que visava transmitir noções do instrumento Viola Caipira. No ano de 2011, o Grupo de Violeiros, então com 22 integrantes, estabeleceu uma grata parceria com a AEPTI (Associação dos Escritores, Poetas e Trovadores de Itatiba), que permitiu o uso das instalações a ela destinadas para as aulas e ensaios e o repasse de verba, para que as aulas continuassem.
Arrasta-Pé Violado
Fechando o primeiro dia da Re Virada itatibense, às 20h30, tem Arrasta-Pé Violado com Yassir e Rodrigo Sater. Desde 2009, quando se uniram na novela Paraíso da Rede Globo, esta dupla tem rodado o Brasil com shows que emocionam o público. Em 2010, foram indicados como melhor dupla do ano, ao lado de Chitãozinho e Xororó, para o Prêmio da Música Brasileira, o principal do país e lançam, também, a canção ‘Te Amo em Sonhos’ com participação especial de Paula Fernandes. Em 2011 a música ‘Aroma que Inebria’, de autoria da dupla, foi escolhida como tema do personagem Abner (Marcos Pasquim) na novela ‘Morde e Assopra’ da Rede Globo. Em 2012, gravam música tema do Canal Rural, lançam novo CD e seguem em turnê pelo Brasil com os shows ‘Arrasta-Pé Violado’ e ‘De Minas ao Pantanal’, além de turnês nos CEUs (Centro de Educação Unificado) administrados pela Secretaria de Educação de SP e SESI - SP.
Re Virada
A Re Virada Regional é um projeto que teve início em 2010 e reúne 18 cidades da Região Metropolitana de Campinas. O evento surgiu como uma versão regional da Virada Cultural Paulistana, com o intuito de promover artistas regionais, estabelecendo um intercâmbio entre as cidades, fortalecendo a arte local e realizando espetáculos que traduzem melhor a realidade da região. Os resultados são o incentivo aos novos talentos, a ampliação do leque de opções culturais para o público e a melhoria da qualidade da produção cultural da região. A escolha dos participantes é feita em comum acordo entre a cidade sede e os municípios participantes.
Serviço: (Programação Completa)
Sábado, 12 de maio
- 10h – Ballet Moinho das Artes de Itatiba
- 10h30 – grupo de dança Toque de Alma de Americana
- 11h – Grupo Municipal de Dança de Nova Odessa
- 13h – Orquestra de Violeiros de Americana
- 15h – Mosaico Brasileiro, grupo musical de Jaguariúna
- 17h – Violeiros de Itatiba
- 20h30 – Arrasta-Pé Violado Yassir e Rodrigo Sater
Domingo, 13 de maio
- 10h – banda Limão Brasil de Itatiba
- 13h – Orquestra de Viola Caipira de Indaiatuba
- 15h – Banda Zatt de Valinhos
- 16h – Música, Doce Música de Itatiba
- 19h – Johnny Voxx de Itatiba
Local: Praça da Bandeira
Aberto ao público
Classificação: livre
(Fonte: ACPMI)
Leia também:
Confira as atrações de domingo (13) da Re Virada Cultural em Itatiba
Veja Mais noticias sobre Cultura